quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Oito artistas caruaruenses serão premiados em projeto do Ministério da Cultura


Iniciativas da cultura popular receberão 10 mil reais cada

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), através da diretoria de projetos, comemorou o resultado final do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC), divulgado nessa terça-feira (28). Oito dos 11 artistas caruaruenses inscritos pela FCTC na premiação foram habilitados.

Os projetos de Sebá Alves, Severino Vitalino, Casa do Pife, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura, Marliete Rodrigues, Manuel Eudocio (in memoriam), Mestre Luiz Antônio e João do Pife foram aprovados na etapa final e serão premiados com 10 mil reais cada. “Estamos muito felizes por termos ajudado todos esses artistas, que têm uma importância cultural tão grande para a cidade. Juntamos o nosso conhecimento técnico com a arte deles e essa é uma das nossas missões na Fundação”, explica Jô Barbosa, diretora de projetos.

Sebá Alves, que obteve nota 10, está há 35 anos no mundo da arte à frente do Teatro de Mamulengos. “Ter nosso trabalho reconhecido já é uma premiação e mostra que estamos no caminho certo”, comemora Sebá, que se autodenomina “operário da arte”.

Entre os critérios avaliados para obter a premiação, estão contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Sobre o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros – Foi lançado em Caruaru, em meio ao Maior e Melhor São João do Mundo, no dia 22 de junho. Vai premiar 500 iniciativas, em todo o País, que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o cortejo de afoxé, o bumba-meu-boi e o boi de mamão, entre outros. Não estão incluídas culturas indígenas, culturas ciganas, hip hop e capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC. Este é o primeiro edital de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012 e o maior em número de premiações. As inscrições para participar do edital foram feitas até 28 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário