quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Joaquim Lira recebe título de Cidadão de Bom Jardim


O deputado Joaquim Lira é o mais novo cidadão de Bom Jardim, no agreste pernambucano. O título, proposto pelo vereador Lenílson Santos, foi votado e aprovado na Câmara de Vereadores do município e promulgado no último dia 8 de agosto, através da resolução 030/2017.

Joaquim Lira declarou que se sente honrado com a homenagem prestada pelo legislativo de Bom Jardim, e que a recebeu com alegria e reconhecimento pelo trabalho que o mesmo vem prestando na assembleia legislativa do Estado em favor do município. A Terra dos Músicos como é apelidada, conta com uma população de aproximadamente 39 mil pessoas.

Conheça um pouco da história de Bom Jardim

Envolta em poética lenda está a fundação de Bom Jardim. O povoado desenvolveu-se no entorno de uma capela em homenagem a Santa Ana. Seus primeiros habitantes foram mercadores de algodão do sertão da Paraíba, com grande movimento de tropeiros que buscavam o algodão bruto em Campina Grande para beneficiá-lo no Recife. A igreja matriz, em estilo toscano, foi construída por missionários capuchinhos em 1876.

Sobre o nome Bom Jardim há uma lenda, segundo a qual o primitivo proprietário das terras da região no início do século XVIII contratou um capelão para dar assistência religiosa à população local. O capelão foi habitar em uma elevação, em um lugar cheio de árvores frondosas e paus-d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão exclamou: “Este sim é um Bom Jardim!”, a partir daí passou-se a chamar o curato do Bom Jardim.

Na época de sua criação o município de Bom Jardim tinha cerca de 2 273 quilômetros quadrados, incluindo toda a Microrregião do Alto Capibaribe, e mais da metade da Microrregião do Médio Capibaribe.

Ao longo dos anos, o município perdeu seu enorme território para a criação de 15 municípios: Surubim, João Alfredo, Macaparana, São Vicente Férrer, Machados, Taquaritinga do Norte, Orobó, Vertente do Lério, Salgadinho, Casinhas, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá e Toritama. (Fonte: wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário