segunda-feira, 26 de junho de 2017

Mendonça Filho anuncia investimentos na Educação de Toritama, em almoço na casa do empresário Genilson Gonçalo

Ministro visitou a região do Pólo das Confecções e anunciou investimentos no Campus Agreste da UFPE, além de creches e escola técnica para Toritama.

Na manhã desta quinta-feira (22), o Ministro da Educação Mendonça Filho, visitou a cidade de Caruaru para anunciar os investimentos no setor de Medicina da UFPE Campus Agreste, o que promete modernizar diversos setores da unidade, além da construção de três prédios que já estão em processo licitatório, e em breve devem contemplar os alunos da área.

Após o encontro com a Prefeita Raquel Lyra (PSDB), o Ministro seguiu para almoço na casa do amigo particular, o empresário Genilson Gonçalo, que na ocasião celebrava os 27 anos de matrimônio com Dona Carla. Na ocasião Mendonça tratou de assuntos pertinentes a cidade de Toritama, na qual o Ministro havia prometido investimentos quando ainda estava Dep. federal, por pedidos de Genilson. E para amarrar ainda mais os compromissos do Ministério com a Capital do Jeans, o empresário aproveitou a presença do Prefeito de Toritama no evento de logo cedo para convida-lo a também participar do almoço, onde por intermédio de Genilson, conversaram o empresário, o Ministro e o Prefeito para tratar dos investimentos em Toritama.

Na ocasião, além do Ministro e seus assessores, estiveram presentes diversas autoridades como o Presidente do Parque das Feiras Prudêncio Gomes que faz parte da família do empresário e sempre está em busca de melhorias pra Toritama, e os vereadores Birino e Derivaldo, demais amigos e familiares do casal.

Segundo o Ministro da educação, a ideia é investir em mais equipamentos de educação infantil (creches), em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, cidades que devem receber diversos investimentos do Ministério. Mendonça falou a nossa equipe, que sua visita a região trata da liberação de verbas para Caruaru e Região.

''É uma agenda importante, nós liberamos o processo licitatório para uma obra de 25 milhões, para construção de três prédios para a área de medicina, então toda estrutura do curso ficará realmente modernizada e diferenciada, e é uma coisa muito importante para Caruaru e região, sem contar que o restaurante universitário já está funcionando, tudo isso dentro do Campus da UFPE em Caruaru e foram melhorados todos os acessos, e isso é muito importante. - Evidente que nós temos uma agenda também na região, Toritama por exemplo na área da educação infantil, creche, pré escola, em Caruaru e também Santa Cruz do Capibaribe em parceria com a Prefeitura. Então nós continuamos trabalhando na educação desde o ensino infantil até o superior. É nossa missão como Ministro da Educação, trabalhar pela educação do Brasil e de Pernambuco também.''

Quando perguntado sobre as conversas de que o Ministro estaria se utilizando da pasta para realizar uma pre´campanha para 2018, ele foi enfático em dizer que não passa de inveja da oposição.

''Quem usa este tipo de expressão é fruto da inveja, do despeito e da pretensão de querer atingir meu trabalho, por que sabem que eu trabalho em todos os municípios, e não tem um prefeito que foi abordado por mim, condicionando a liberação de um recurso de um pedido de uma creche, de uma escola, tendo como componente o político partidário, muito pelo contrário, a minha missão é cuidar da educação de todas as crianças do Brasil e dos jovens, e celebrar parcerias com o governo dos estados e todos os municípios. O Governo de Pernambuco por exemplo, o qual eu não acompanho, nós fizemos um convênio de 36 escolas em tempo integral, repassando recursos substanciais para Pernambuco. Quem fala isso é a critica que não quer que eu trabalhe, mas vou continuar trabalhando pela educação do País.''

Perguntado sobre 2018, Mendonça não deixou pistas quanto a cogitação da disputa para majoritária do Estado, nem tampouco a vice de uma chapa a executiva nacional.

''Eu acho que não é hora para discutir o processo eleitoral, agente precisa dá tempo ao tempo, minha tarefa hoje é cuidar da educação nesse ano de 2017, aí lá pra março, abril de 2018 quando estiver mais próximo o prazo de descompatibilização, aí agente senta e discute com as forças politicas o interesse de Pernambuco, eu acho que ninguém pode ser candidato de si próprio, candidatura de si mesmo ela num vai a lugar nenhum, ela pra ser vitoriosa precisa ser fruto de uma mobilização da sociedade, eu fico até feliz de ter meu nome lembrado como candidato a Governador, mas na hora certa agente vai debater essa questão e que caminho eu devo tomar.''

Quando indagado sobre o seu maior desafio, Mendonça falou das implantações no ensino nacional para melhorar o índice de pessoas alfabetizadas e profissionalizadas.

''Meu maior desafio é naturalmente fazer com que agente diminua a evasão da educação básica, melhorar o ensino médio, implantar o novo ensino médio que é um revolução na educação brasileira, a base nacional comum curricular e garantir as crianças uma boa alfabetização, uma criança bem alfabetizada, ela tem um outro futuro do ponto de vista educacional, então se agente investe na base, agente transforma a realidade do Brasil, então é isso que eu quero como Ministro da Educação.''

O Ministro deixou uma mensagem para toda região, enfatizando as amizades que o mesmo tem no agreste do estado, a julgar pelo carinho que tem pelo empresário Genilson Gonçalo anfitrião do dia, e que é lembrado como irmão por Mendonça.

''Tenho um apreço muito grande pela região, primeiro que sou um homem do agreste, me identifico com a região, é aqui onde tenho irmãos e irmãs que tem a mesma origem que eu tenho, e é lógico que eu quero o bem da minha região, do meu estado e do meu país, então vamos todos dar as mãos para mudar a realidade do Brasil, o Brasil para mudar precisa, para crescer, progredir, precisa de emprego da iniciativa privada, dos pequenos e médios empresários que atuam na região e em todo país, e de educação que é o que muda a vida de crianças e jovens.''

Por outro lado, o anfitrião da ocasião, o empresário Genilson Gonçalo, falou da sua amizade particular com o Ministro, que a depender de seu bom contato com ele, fará sempre o que estiver ao seu alcance para que os investimentos venham para a cidade de Toritama, independente de quem estiver a frente do município.

''Independente de quem esteja prefeito, a minha preocupação é com o povo de Toritama.''

''Hoje tive o prazer de receber o Ministro em minha casa, no dia em completo 27 anos de casado, e ele veio nos honrar com sua presença, como também recebi o prefeito de Toritama, onde na ocasião discutimos a implantação de benefícios e investimentos para Toritama, que além de creches há também a possibilidade da implantação de uma escola técnica. E as conversas foram proveitosas, onde o Ministro prometeu nos ajudar nos benefícios para Toritama. Benefícios estes que Mendonça havia me prometido na época em que fui candidato a vice na chapa com Odon, e desde então ele sempre esteve preocupado em realizar os meus pedidos e hoje está mais perto de se concretizar, certo que estarei sempre aproveitando de nossa amizade para poder pedir junto a ele, na área que ele estiver, para ajudar o povo de Toritama. Pois independente de quem esteja prefeito, a minha preocupação é com o povo de Toritama.''

Após o almoço na residencia do casal de amigos e empresários Genilson Gonçalo e Carla, os quais acabaram de completar 27 anos de matrimônio, o Ministro da Educação seguiu para a cidade de Vertentes onde cumpriu agenda, e após seguiu para Santa Cruz do Capibaribe, onde anunciaria uma série de investimentos sitados na matéria. A noite Mendonça tinha agenda ainda no agreste do estado, na sua cidade natal, Belo Jardim, onde participou de comício em apoio a um dos candidatos a prefeitura daquela cidade, para mandato suplementar.

A expectativa é que nas próximas semanas os benefícios anunciados já comecei a ser investidos em todas as cidades da região as quias serão contempladas. (Por Jessé Aciole e Wendell Galdino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário