terça-feira, 9 de maio de 2017

Governo e Fetape debatem Grito da Terra

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, avançaram nas discussões sobre as demandas do 6º Grito da Terra, hoje. Na primeira reunião, após a mobilização que ocorre a cada dois anos, o Governo de Pernambuco atendeu a principal reivindicação dos movimentos sociais e garantiu o reajuste de 10% no benefício do Programa Chapéu de Palha.

De acordo com o Projeto de Lei publicado no último dia 05/05, o reajuste vai beneficiar os trabalhadores de todas as modalidades do programa: canavieiros e jovens (18 a 24 anos) desempregados durante a entressafra da cana-de-açúcar, trabalhadores da Fruticultura Irrigada e da Pesca Artesanal. Os reajustes valem para o exercício de 2018.

“O Chapéu de Palha é fundamental para os trabalhadores e enquanto muitos estados estão diminuindo conquistas, é importante destacar não só a continuidade do programa, mas a ampliação do benefício nesse momento de dificuldades e restrições financeiras” pontuou o secretário de Agricultura e reforma Agrária, Nilton Mota. Ele acrescenta que todos os itens da pauta estão sendo avaliados e que já houve avanços em diversas demandas como a criação das comissões de agroecologia e de reestruturação produtiva da zona da Mata. “Com essas medidas, o governador Paulo Câmara reafirma o compromisso em realizar ações em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado, mantendo um amplo diálogo", concluiu o secretário Nilton Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário