sexta-feira, 12 de maio de 2017

Comitê é criado para revitalizar o Monte dos Guararapes


Um comitê interministerial foi criado pelo presidente da República, Michel Temer, para cuidar da revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. A cerimônia ocorreu, nesta quinta-feira (11), no Quartel General do Exército, em Brasília. Participaram o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira; o ministro da Defesa, Raul Jungmann; o ministro da Cultura, Roberto Freire; a presidente do Iphan, Kátia Borges, entre outras autoridades. O objetivo é que, ainda neste ano, o Monte dos Guararapes seja entregue requalificado para voltar a ser uma área de lazer e turismo.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância dessa iniciativa, pelo que representa o Monte dos Guararapes na história do País. “Temos no nosso município um sítio histórico que precisa ser preservado, mas que também deve ser aproveitado pela população como área de lazer. Nossa gestão está fazendo parte desta parceria com os ministérios da Defesa e da Cultura, e os jaboatonenses podem ter certeza de que a nossa cidade voltará a ter o Monte dos Guararapes como um dos principais destaques do turismo”, ressaltou.

Durante a solenidade, o presidente Michel Temer falou sobre a importância de resgatar sítios históricos e de homenagear quem presta serviço à causa pública.

O ministro Roberto Freire afirmou que o Parque dos Guararapes é um lugar que todo pernambucano sabe e conhece porque ali foi palco do Brasil todo. “Foi o início da brasilidade e foi onde começou a ser definido o futuro da nossa soberania e da nossa afirmação como Nação”, assinalou.

Já o ministro Raul Jungmann disse que essa revitalização é uma dívida com a história e com a importância que foi a Batalha dos Guararapes na formação da Nação brasileira. lá estavam mestiços negros e brancos e índios ombro a ombro”, lembrou.

HISTÓRIA

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648 -1649), que consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região Nordeste do Brasil.

Criado em 1971, o Parque conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, parte dela sob responsabilidade do Exército. O local também é sede da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo barroco que guarda os restos mortais dos heróis das lutas travadas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário