sábado, 27 de maio de 2017

Audiência pública detalha obra que vai captar água do Velho Chico para o Polo de Confecções


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o prefeito Edson Vieira (PSDB) receberam, na manhã desta sexta-feira (26), o presidente da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) Roberto Tavares, para uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. O evento  foi palco de um debate sobre a questão hídrica no Estado, as obras do Governo estadual, além do detalhamento da obra da Adutora do Alto Capibaribe.

Liberada pelo Governador Paulo Câmara na última quinta (25), a adutora vai abastecer oito municípios do Polo de Confecções de Pernambuco. Neste contexto, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou a obra. "A adutora vai captar água no Rio Paraíba, trazer para Santa Cruz do Capibaribe. Chegando a água, faremos uma adutora indo para Jataúba. Vamos abastecer Taquaritinga e vamos também abastecer Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertentes. Essa Adutora do Alto Capibaribe tem que ser executada em 180 dias. Eu acredito que ela tem chance de começar em julho", revelou. Roberto lembrou ainda que pelo sétimo ano consecutivo a região vivência uma seca gravíssima.


O prefeito Edson Vieira destacou a intervenção do deputado para a chegada a água em Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. "Vale ressaltar aqui a interligação que Diogo conseguiu levar para Mateus Vieira, que vai beneficiar Taquaritinga do Norte. Isso é um trabalho de 11 meses. Na coisa pública é melhor escutar e ver a realidade para poder falar. A Adutora do Alto Capibaribe nos deixa feliz em participar desse processo. Isso significará a auto-suficiência hídrica de Santa Cruz do Capibaribe e de toda região do Polo de Confecções", afirma Edson.

Durante a audiência, o deputado Diogo Moraes destacou a atenção que o Governo do Estado tem com o Agreste.  "Quero agradecer ao Governo do Estado por esse gesto com o Polo de Confecções. Agradecer ao servidor público Roberto Tavares, que nunca mediu esforços para atender nossos pleitos. Creio que o trabalho que estamos fazendo é um trabalho para o povo com muita transparência", pontuou Diogo.

O parlamentar frisou ainda as mudanças que a Adutora do Alto Capibaribe e as outras obras desenvolvidas atualmente no estado vão proporcionar aos cidadão. "Não iríamos fazer alarde, quero parabenizar o governador Paulo Câmara por não brincar com a esperança do  povo. Por isso anunciamos na medida que possamos cumprir. É um projeto racional, foi assim que foi feito o projeto para que chegasse a Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e fazer com que chegasse lá em cima a Taquaritinga do Norte. Vai chegar a minha querida Toritama, Vertentes, Frei Miguelinho e outras cidades de forma indireta. Nós estamos falando em algo concreto. Eu quero cravar a responsabilidade, a preocupação e a sensibilidade desse governo. Em um momento tão importante que estamos passando, a responsabilidade do  governador fica evidente. Esse é um governo que luta, que tem projeto e que tem um representante na Assembleia Legislativa", cravou o parlamentar.

De acordo com a Compesa a Adutora do Alto Capibaribe irá beneficiar 250 mil pessoas e irá contar com um investimento de R$70 milhões, através dos recursos do Ministério da Integração. Além disso, os projetos em execução atualmente vão beneficiar 1,5 milhão de pessoas no estado.

Mais cedo, em emissoras de rádio, o deputado falou sobre a gestão de Paulo Câmara e do significado da Adutora. "Hoje Pernambuco é exemplo de como se gasta dinheiro público, de como se economiza e de como se tira obra do papel. Nós teremos mais de 5 alternativas de água. E tudo isso vai fazer com que nós tenhamos segurança hídrica. Fico muito feliz em mais uma luta alcançada. Hoje é um dia histórico, tantas e tantas vezes se falava em água e se Deus quiser nossa região certamente terá sua redenção hídrica", afirmou.

Fotos: Jefferson Lulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário