segunda-feira, 24 de abril de 2017

Com grande participação popular, audiência pública pontou as reformas propostas para o setor previdenciário no país


Vivenciando momentos de ricas discussões e de muito aprendizado, na noite da última quinta-feira (20), a classe politica de Taquaritinga do Norte e região, representantes sindicais e a população em geral, reuniram-se com o Senador Humberto Costa, na Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte,  onde na ocasião foi possível debater diversos aspectos da  Proposta de Reforma da Previdência, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

Após o presidente da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo, José Eraldo, abrir oficialmente o encontro, o Senador Humberto Costa, ao fazer uso da palavra externou de forma bastante incisiva seu posicionamento contrário às mudanças que estão sendo propostas pela Reforma previdenciária, afirmando que a mesma corrompe conquistas históricas dos trabalhadores brasileiros.


“Há muitas controvérsias se na verdade a previdência esta falida realmente... mesmo que ela estivesse bastante deficitária, por qual motivo quem tem que pagar a conta são os pobres, são as mulheres, são os trabalhadores rurais, quando existem tantas empresas devendo a previdência?”, indagou o senador, que ainda complementou: “...Na verdade é uma proposta que retira direito das pessoas, que vai jogar o Brasil para uma situação de mais desigualdade ainda, em um momento em que a situação do Brasil é critica...”, declarou, Humberto Costa.

Dando prosseguimento, foi facultada a palavra para que os presentes tivessem a oportunidade de pontuar aspectos técnicos, bem como expor opiniões e dúvidas a respeito da temática.

O presidente da Câmara Municipal, José Eraldo, foi bastante enfático ao se mostrar contrário a reforma: “Reafirmo mais uma vez: Caso essa reforma seja aprovada o trabalhador brasileiro sofrerá muito com as graves consequências que ela acarretará. Precisamos promover cada vez mais encontros como este, a voz do povo precisa ecoar! Se almejamos um país mais justo e igualitário não podemos calar nossa voz!”, frisou, José Eraldo.

O vice-presidente da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo, Jurandi Tavares, também externou o seu posicionamento contrário à reforma previdenciária ao afirmar: “...Quem está na parte de cima da pirâmide geralmente consegue suportar, mas quem está embaixo, o povão, é quem mais paga o preço de tudo isso...Então eu só posso dizer que da maneira que esta sendo proposto é totalmente injusto com o povo do nosso país”, declarou o parlamentar.

Mostrando preocupação com a igualdade social brasileira, o prefeito Ivanildo Mestre, ressaltou: “Em nome da igualdade social sou contra a reforma... Não podemos perder os direitos que foram conquistados, Não aceitamos essa reforma, não aceitamos que quem quer que seja tire o direito dos trabalhadores”, frisou o prefeito.

O público que lotou o plenário da Casa Legislativa, também aproveitou a oportunidade para externar posicionamentos ao fazer uso da tribuna. A professora Elenilda Caetano, ressaltou a importância do momento vivenciado e afirmou o quanto é inaceitável o que esta sendo proposto:

“Quero dizer a vocês que este é um momento histórico no nosso município... Sou professora e sabemos que é muito difícil a vida de um professor, chegar aos 60 ou 65 anos na sala de aula é muito complicado...Não podemos aceitar uma situação dessa. Em relação aos agricultores, como o agricultor vai contribuir com o INSS? De onde ele vai tirar recursos? Ele não tem condição!... em nome da categoria de professores que faço parte, e também dos agricultores pois ninguém vive sem o agricultor, quero dizer que não podemos aceitar! Gostaria ainda de  parabenizar o presidente Eraldo que promoveu este encontro”, finalizou a docente.

Encerrando a audiência pública, o Senador Humberto Costa que avaliou positivamente o encontro, comentou atenciosamente todos os pontos elencados pelo público, esclarecendo questionamentos, buscando sanar com precisão todas as dúvidas e inquietações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário