segunda-feira, 27 de março de 2017

Voltar Para ministro, país caminha para ser pioneiro no desenvolvimento da Internet das Coisas

Com diversas iniciativas que tornaram a internet brasileira referência mundial, país agora se prepara para o desenvolvimento do mercado de IoT, um setor que deve movimentar R$ 200 bilhões nos próximos 10 anos no Brasil.

A internet brasileira é importante para o país e uma referência no mundo, declarou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira (27), durante a abertura do curso jurídico da Escola de Governança da Internet (EGI), no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). "Os brasileiros, às vezes, não param para refletir sobre a importância que a internet tem para nós e o quanto ela é admirada e respeitada pelo mundo."

Como exemplos de iniciativas brasileiras que são referências mundiais, o ministro citou a informatização e a eficiência do sistema eleitoral brasileiro, o programa de declaração do Imposto de Renda, implantado pela Receita Federal, e também a inovação e a qualidade do atendimento virtual oferecido pelo sistema bancário aos usuários.

 "Agora, estamos caminhando para ser pioneiros no campo da Internet das Coisas", acrescentou Kassab, explicando que o MCTIC, por meio de um convênio com o BNDES e uma consultoria de empresas, prepara a elaboração de um plano para o desenvolvimento do mercado de IoT no país. "Tudo, a partir dos próximos anos, terá uma vinculação com a internet. A expectativa é de que esse setor movimente R$ 200 bilhões na economia do Brasil nos próximos 10 anos."

SGDC
O ministro lembrou que o uso da internet no país ganhará um grande impulso com o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que será utilizado para melhorar de forma significativa o sistema de defesa do país na área de fronteira, levar banda larga a equipamentos públicos nas áreas de saúde e educação, além de garantir o acesso à internet da população que vive em regiões de difícil acesso.

Ele reforçou ainda que o curso jurídico, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), é importante para a boa gestão da internet.

O secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, que coordena o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br)., destacou que o comitê é uma iniciativa da qual o país se orgulha. "O CGI foi criado há 20 anos com uma estrutura multissetorial que reuniu governo, academia, terceiro setor e setor privado para discutir internet. Foi algo realmente inovador."

Martinhão explicou que o CGI tem como atribuição propor ações sobre o uso e o desenvolvimento da internet no Brasil. Para isso, elaborou um decálogo com um conjunto de princípios que orientam sobre temas como garantia de liberdade e de privacidade, neutralidade da rede, governança da internet e ambiente regulatório. "O importante para essa escola hoje é perceber que é fundamental a participação dos operadores do direito. A internet hoje é um ambiente que desafia a jurisdição."

Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a tecnologia é um novo divisor de águas e tem reflexos em vários setores, inclusive no Direito. E chamou a atenção para embates que a internet tem provocado atualmente como aqueles racionados à privacidade dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário