quarta-feira, 1 de março de 2017

Sugestão de Pauta: ONG Pão é Vida implanta Consultório Odontológico no sertão de Pernambuco


No domingo (26), há aproximadamente 325 quilômetros do maior bloco de Carnaval do mundo, dezenas de pessoas festejavam não o Galo da Madrugada, mas a implantação de um consultório odontológico, montado pela ONG Pão é Vida no Sertão do Moxotó (Sítio Baixa II), em Pernambuco. No intuito de atender gratuitamente pacientes, a iniciativa visa levar saúde bucal aos moradores da região em estado de vulnerabilidade social e desprovidos de políticas públicas.

Idealizado pelo casal de missionários Joana D’arc e Ronaldo Henzel em 2015, o projeto do consultório odontológico enfrentou uma série de dificuldades, desde a adequação do espaço para a instalação de equipamentos até a mobilização de uma equipe odontológica para efetuar o atendimento médico. “Em maio de 2015 fizemos a publicação pela primeira vez do desafio de montar um consultório odontológico no Sertão do Moxotó. Um ano depois, tínhamos apenas R$ 692,00 para o projeto. Foi quando surgiu o convite de tentarmos algum apoio financeiro para o projeto na Inglaterra,” explicou Joana.

Em solo europeu, Joana contou com o apoio da intérprete, Sara Moura, que a auxiliou nas visitas de apresentação do projeto a amigos e membros de igrejas cristãs, além de realizar bazares beneficentes em diferentes cidades inglesas com peças produzidas pela própria Joana e outras doadas pelo Ateliê Lu Artes. Assim, foi possível conseguir o valor da cadeira odontológica, do compressor de 50 litros e parte do valor da autoclave. Em solo brasileiro, através da iniciativa de voluntários e parcerias, a ONG efetuou a instalação hidráulica e elétrica e adquiriu balcões com pias, instrumentos clínicos e cirúrgicos.

Outro fato que chama a atenção na história do consultório é a distância percorrida, entre o Sertão de Moxotó e o município de Goiana, pelos cirurgiões dentista Ricardo Borges e Lady Meire e seus assistentes Kevin Franco e Ana Cleide: 561 quilômetros só de ida. “Embora a distância seja um desafio constante a ser vencido, não poderia ficar indiferente a uma iniciativa tão humana e tão comprometida com o bem-estar do próximo como esta da Pão é Vida. Sinto-me privilegiado em fazer parte desse projeto,” ressaltou o dentista voluntário e sócio administrador da Dental.com, Ricardo. Inicialmente, a proposta é atender de 25 a 30 pacientes mensalmente, devido a distância e precariedade das estradas. Podendo vir a ser quinzenal, caso outros dentistas voluntários se disponibilizem para abraçar esta causa.

Desprovidos de qualquer unidade básica de saúde, os moradores de Mocotó ficaram agradecidos e emocionados com a iniciativa dos membros da Igreja Batista de Santa Cruz do Capibaribe. “Uma comunidade que sempre foi esquecida como a nossa, agora tem um consultório dentário. Como não se emocionar? Obrigado Pão é Vida por nos tratar com dignidade,” agradeceu seu Alcides. Neste primeiro dia de funcionamento, foram realizados 23 atendimentos, entre extrações, restaurações e profilaxia (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar doenças odontológicas).

Os três primeiros meses de atendimento do consultório dentário serão mantidos através da doação da renda obtida com a venda do livro “Rota do Mar e Arnaldo Xavier – O que acontece quando o amor por gente, mar e roupa encontra terreno fértil em um coração e uma cidade”. Além da ONG Pão é Vida, outras três Organizações não governamentais são contempladas financeiramente com a comercialização da publicação. De acordo com Joana, são necessário cerca de R$ 1,1 mil mensais para manter o espaço de saúde bucal aberto à população do Moxotó. “Nossas despesas mensais se concentram no custo de material clinico, na alimentação e no combustível para o transporte de dentistas e assistentes voluntários,” contou Joana. Outras informações sobre o trabalho da ONG e formas de como ajudar a manter o consultório no sertão pernambucano, acesse:  http://ongpaoevida.blogspot.com.br/.

Um comentário: