sexta-feira, 17 de março de 2017

Com zumba e palestra, praça central fica lotada com mulheres na Dália da Serra


Dando sequência ao calendário de atividades do mês da mulher, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria Municipal de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho realizou na noite dessa quarta-feira (15) a segunda fase da Campanha ´´Violência contra a mulher: empoderar é libertar``.

Uma empreitada encabeçada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social Helena Tavares Maia, o encontro com zumba, massagens, lanche e palestra sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher e abordagem do protagonismo feminino aconteceu no Altar da Pátria, centro da cidade.  ´´Esse momento só está sendo possível graças a confiança e abertura que nosso prefeito Lero tem dado para que o projeto aconteça. Obrigado prefeito e toda equipe da prefeitura que tem nos dado apoio`` disse a secretária Cinthia Dêlise no local.

O Sítio Jerimum recebe a caravana dia 22 às 6h, em frente ao Cras José Ferreira Gomes. E o encerramento acontece dia 26 no Sítio Tatus às 8h no Centro de Convivência.

Para Adriana Bezerra, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Beatriz Curvelo (localizado na sede do município), ´´o evento vem, sobretudo engajar a mulher nesse sistema de convivência e participação comunitária, intensificando o poder da Ação Social no meio da comunidade como um todo. Um evento como esse transmite energia e o papel da mulher moderna nesse contexto. Onde a dança é uma forma de expressão através da arte facilitando o desenvolvimento e a interação com a Campanha de Combate e Enfretamento a Violência Contra a Mulher``.

A temática da campanha busca conscientizar o público sobre a importância do assunto, bem como difundir a Lei Maria da Penha. ´´É preciso fazer valer essa lei e desenvolver mecanismos cada vez mais eficazes para punir o agressor e proteger as vítimas`` acrescentou Adriana, que agradeceu ainda todo o empenho de sua equipe na programação.

A secretária Cinthia alertou quanto aos alarmantes índices da violência praticada contra a mulher no Brasil. ´´Mesmo nesse momento de festa e celebração eu preciso chamar a atenção para alguns dados. Uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência em 2016. 503 mulheres brasileiras foram vítimas a cada hora no Brasil ano passado e 22% das brasileiras sofreram ofensa verbal. O que corresponde a um total de 12 milhões de mulheres`` falou.

NÚMEROS ASSOMBROSOS

Os dados apresentados pela secretária fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança. Pesquisa essa que ainda apontou que em 2016 10% das mulheres sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual, 4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo. E ainda: 3% ou 1,4 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento e 1% levou pelo menos um tiro. Toda e qualquer forma de violência contra a mulher deve ser denunciada através do telefone 180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário