quarta-feira, 8 de março de 2017

Câmara Federal faz sessão solene sobre os 200 homens da Revolução de 1817

A Câmara Federal fez uma sessão solene nesta terça-feira (7) para homenagear os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 que transcorreram no último dia 6/3.

A sessão foi presidida pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que também foi o autor do requerimento pela sua realização.

“Foi uma revolução e um governo que, embora tendo durando apenas 74 dias, pela sua força, pela bravura dos seus heróis, pela chama dos seus ideais, pelas vidas dadas em oferenda à pátria livre, cristalizou os valores que até hoje regem os nossos passos”, disse o representante do PSB em seu discurso.

Segundo ele, “nesses tempos em que vemos se escassear as republicanas virtudes, de violação grave dos deveres éticos da função pública; em tempos sombrios em que rareiam os líderes que possam colocar os interesses do país acima dos interesses pessoais e de grupos ou partidos; projeta-se com intensidade o clarão revigorante da Revolução Republicana de 1817, a nos conduzir como um farol, apontando os caminhos libertários, sempre insurgentes, que devemos seguir”.

Presente à sessão, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disse que a Câmara dos Deputados deu uma importante contribuição para que seja mitigada uma dívida histórica com os pernambucanos.

“Considerada pelo historiador Manuel de Oliveira Lima ‘a única revolução no Brasil digna deste nome’, a Revolução Republicana de 1817 nunca recebeu, da historiografia oficial, o destaque que ainda lhe é devido”, disse Paulo Câmara.

Já o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que também discursou na ocasião, disse que o povo de Pernambuco mostrou, ao longo da história, que sempre quis viver com liberdade e autonomia.

Lembrou que além da Revolução Pernambucana de 1817, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira também foram importantes marcos da luta por liberdade e democracia.

Além do governador, compuseram a mesa dos trabalhos o vice Raul Henry, a presidente da Academia Pernambucana de Letras Margarida Cantarelli, o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira, o ministro das Cidades Bruno Araújo, a líder do PSB na Câmara, deputada Tereza Cristina (MS) e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário