Ao todo, 92 placas estão sendo instaladas no telhado do centro administrativo do Moda Center, ocupando uma área de 154 metros quadrados. O investimento de cerca de R$ 160 mil no projeto piloto deverá render uma economia de R$ 21.881,00 neste primeiro ano. “Essa é uma ação extremamente importante e histórica, apoiada pelos nossos condôminos, e o primeiro passo de um grande projeto de cunho ambiental”, comentou Allan Carneiro, síndico do Moda Center.
A expectativa de geração anual de energia do sistema é de 39.073 KWh, que serão utilizados para alimentar o próprio centro administrativo. O atual consumo médio mensal do local é de 3.237 kwh e a geração média será de 3.256 kwh por mês, o que tornará o centro administrativo autossustentável. O projeto foi elaborado e implementado pela empresa ATP Solar.
A administração do Moda Center está otimista com o investimento que, além de contribuir para a redução do consumo de energia, representará uma economia crescente para o centro nos próximos anos. “Investir em ações ambientais e em energias renováveis alternativas é extremamente importante principalmente no momento em que sofremos com a escassez de água, recurso do qual a nossa principal matriz energética – geração hidrelétrica - depende. Por isso, apesar dos custos ainda altos, esse é um excelente momento para começaremos a aproveitar uma de nossas maiores riquezas: a luz solar”, complementou Carneiro.
Para o segundo ano de implantação, a expectativa é alcançar cerca de R$ 26 mil de economia e, no vigésimo, de até R$ 138.758,00. A estimativa é feita considerando reajustes tarifários de 20% no primeiro ano, 15% no segundo e 10% por ano nos demais.
A perspectiva do Moda Center é avaliar a implantação da tecnologia para que, no futuro, ela possa ser adotada gradativamente por todo parque, principalmente na área onde funcionam os boxes e as lojas do centro atacadista. A estimativa de investimento para essa cobertura e autossuficiência total é de R$ 11 milhões.
SUSTENTABILIDADE – A preocupação com o meio ambiente é uma constante no Moda Center Santa Cruz. Para reduzir o impacto da falta de água que atinge Santa Cruz do Capibaribe há alguns anos, o centro atacadista realiza campanhas de conscientização sobre o uso racional da água entre os comerciantes e donos de restaurantes. Desde o ano passado, passou a utilizar água de poço nas descargas dos banheiros. Também realiza conscientização sobre a necessidade de economia de energia entre os comerciantes e colaboradores, recolhe pilhas usadas no seu serviço de atendimento ao cliente e óleo de cozinha em coletores distribuídos pelas praças de alimentação do centro atacadista, incentivando o descarte e destinação correta desses resíduos. Recentemente, mais de 500 mudas de árvores de diversas espécies foram plantadas em áreas estratégicas do parque.
ESTRUTURA – Referência nacional, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A ampla estrutura é composta por seis módulos, que ocupam uma área coberta de 120 mil metros quadrados construída num espaço de 32 hectares. O empreendimento reúne mais de 10 mil lojas e boxes onde são comercializadas peças no atacado e no varejo. O mix de produtos inclui de itens populares a artigos mais trabalhados. O parque disponibiliza seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, estacionamento gratuito para 6.500 veículos, rede própria de hotéis e dormitórios com mais de dois mil leitos, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e tv e circuito interno de segurança.
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