quarta-feira, 18 de maio de 2016

Estudantes de Administração Pública de Caruaru visitam Assembleia Legislativa de Pernambuco‏


Alunos de uma instituição privada de ensino superior de Caruaru visitaram a Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta terça-feira (17), para conhecer o funcionamento do trabalho legislativo. Os estudantes, que cursam Administração Pública, são dos cinco primeiros períodos do curso. O deputado estadual e primeiro-secretario da Casa, Diogo Moraes, tomou a iniciativa de agendar uma aula especial, acompanhada pela equipe da Superintendência de Patrimônio Histórico da Alepe. Os alunos também conheceram o Tribunal de Justiça de Pernambuco. 

De acordo com o professor universitário Vanuccio Pimentel, que é cientista político, os alunos puderam verificar como funciona na prática o Legislativo e o Judiciário do nosso Estado. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do prédio histórico, do Palácio Joaquim Nabuco. Também acompanharam parte da sessão do Plenário de hoje, o que ajuda a compreender como é de fato produzida a legislação de Pernambuco. Pelo conteúdo apresentado em sala, os estudantes que são de períodos variados – entre 1º e 5º -  viram na prática temas como Ciência Política, Estrutura do Estado, Controladoria e Direito, ou seja, puderam aproveitar a visita de várias maneiras”, afirma Pimentel.

Segundo Ronaldo José Lima Júnior, de 18 anos,  a experiência foi muito positiva e esclarecedora, já que ele e muitos dos colegas não conheciam um espaço como a Assembleia Legislativa. “A visita foi muito produtiva e tenho certeza que colaborou muito com o nosso desenvolvimento como profissionais e cidadãos. Assistimos à Sessão Plenária, vimos como funciona a discussão das matérias. Também conhecemos o funcionamento do TJ e sua importância, entendendo como se constrói as políticas públicas do nosso Estado”, conclui o estudante de Administração Pública.

Conforme o parlamentar, este tipo de ação é importante para conscientizar as pessoas da importância do Legislativo. “Aproximar-se das atividades legislativas é fundamental para que os cidadãos, em qualquer faixa etária, de qualquer nível de ensino, conheçam e reivindiquem seus direitos bem como seus deveres. É um exercício de cidadania que deve ser buscado por todos. A Alepe é a casa é dos pernambucanos e estará sempre de portas abertas para quem busca conhecimento”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário