Na noite desta quarta-feira (17), Gravatá recebeu um encontro que marca o início de um novo ciclo voltado ao desenvolvimento territorial do comitê de governança. A reunião contou com a participação da Prefeitura Municipal de Gravatá por meio de suas secretarias municipais, entidades do terceiro setor e representantes da sociedade civil, em parceria com o Sebrae.
A consultoria tem como foco ajudar lideranças públicas a transformar potencialidades locais em políticas estratégicas que impulsionam o crescimento, fortalecem a coesão social e preservem o meio ambiente. O trabalho visa dar continuidade à governança municipal, articular entidades representativas, poder público e setores produtivos, além de formar protagonistas para o fortalecimento do ecossistema empreendedor e ampliar a visão de desenvolvimento de forma sustentável.
O consultor do Sebrae, Diego Souza, destacou a importância do momento: “Agradeço o convite e a presença da Prefeitura para estar participando aqui dessa reunião. Gravatá é uma cidade empreendedora. Já vem aí há cerca de 12 meses investindo dentro do programa de cidade empreendedora.
Ao longo de 2024 foram desenvolvidas várias atividades aqui que fazem parte da Agenda DEL, que é a Agenda de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Sebrae foram desenvolvidas várias atividades dentro de cinco eixos que compõem o programa cidade empreendedora do Sebrae. Hoje a gente está chegando ao município para estar fortalecendo a governança do Conselho de Desenvolvimento Municipal por várias entidades aqui do município como a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Finanças, a Secretaria das Mulheres, entidades do terceiro setor e participação da sociedade civil.
Hoje a gente está aqui começando um trabalho onde a gente vai avaliar se o que foi definido ao longo de 2024, o que foi executado, o que não foi executado, o que precisa ser modificado. Vamos implementar alguns indicadores, acompanhar algumas metas que foram definidas para que a gente crie um comitê de governança para fazer trazer mais desenvolvimento para o município de Gravatá”.
O secretário executivo de Indústria e Comércio, Josias Teles, explicou: “A gente está com o consultor Diego Souza, ele que está vindo para Gravatá para trabalhar essa governança. Então é uma governança que vai trabalhar com as entidades não governamentais, com membros do governo municipal. Então são secretarias que estão participando desse processo, as secretarias do município de Gravatá, justamente com o Sebrae, nos eixos de desenvolvimento da cidade empreendedora.
Então aqui, Diego, vem especificamente tratar de governança, governança do território. O que é a governança do território? É você trabalhar essas ideias das pessoas, é trabalhar as propostas, as demandas e formatar isso para apresentar uma grande proposta para o governo municipal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário