segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

População de Gravatá vai ao Hemope para doação de sangue



O intuito da campanha é conseguir novos doadores para abastecer o banco de sangue para o final de ano

O resultado positivo da última coleta de sangue em Gravatá, realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez com que a instituição retornasse para a cidade, no sábado (03), para mais uma Campanha de Doação de Sangue na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Devaldo Borges.

Magda Pereira de Souza, de 29 anos, é agricultora, mora na zona rural de Gravatá e aproveitou o segundo chamado do Hemope para fazer a doação de sangue. “Faz uns oito anos quando realizei minha última doação, que foi no Hospital da Restauração, e eu estava doida para doar novamente, mas nunca tive oportunidade por causa de transporte para Caruaru ou Recife. Vim na outra vez que teve, mas graças a Deus já tinha batido a meta de doação e dessa vez eu vim mais cedo para não perder. Sou muito grata em poder ser doadora e sempre falo para as pessoas onde moro, mas muitos não têm muita coragem de vir. No meu caso, assim que puder novamente, daqui há quatro meses, vou doar de novo, se Deus quiser”.

Osmir Alves, enfermeiro triagista do Hemope, passa os detalhes técnicos de quem quer ser doador, assim como Magda. “Para você ser um doador no Hemope deve ser maior de 18 anos, caso seja menor tem que vir acompanhado de um adulto responsável, trazer documento com foto, usar máscara, apresentar o cartão de vacina e estar bem alimentado e hidratado. Quem não teve condições de realizar a doação aqui em Gravatá, pode procurar nossa sede, em Recife ou em Caruaru, de segunda a sábado, das 8h às 18h30”.

Mônica Assunção é assistente social do Hemope e trabalha na captação de doadores. Ela falou sobre a importância do município entrar em parceria com a fundação nesse tipo de campanha. “Primeiramente gostaria de agradecer à Secretaria de Saúde do município e à Prefeitura de Gravatá, que é uma parceria de suma importância para toda a população que venha precisar de doação de sangue. Estamos com o estoque crítico neste momento e isso faz a diferença. A gente que Gravatá, apesar de ser próxima de Caruaru, mas não é tão perto para poder se deslocar e a gente vindo até o doador é o correto, a gente procurar o nosso doador para dar chance para que ele possa participar da doação de sangue e com isso salvar várias vidas”.

Quem tiver interesse em ser doador de sangue, pode obter outras informações no site da fundação pelo link https://www.hemope.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário