quinta-feira, 1 de julho de 2021

OPAs/OMS visita Vitória em reconhecimento às boas práticas de combate à Covid-19



Em reconhecimento às boas práticas do município de Vitória de Santo Antão no combate à Covid-19, representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAs) da Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com o Conselho Nacional de Secretaria de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASS) realizou, nesta quarta-feira (30/06), uma visita ao município para conhecer as ações bem-sucedidas. No encontro, também estiveram presentes às equipes técnicas da Secretaria municipal da Saúde e Bem-Estar e da I Gerência Regional de Saúde (GERES), o prefeito Paulo Roberto, o vice professor Edmo Neves e o deputado estadual Joaquim Lira.

A comissão da OPAS está realizando as atividades nesta semana no Estado, sendo Vitória uma das quatro cidades escolhidas em Pernambuco. A escolha foi determinada a partir da análise da Secretaria Estadual de Saúde em relação aos municípios que se destacaram no combate à Pandemia. O consultor nacional da Organização, Rodrigo Frutuoso, ressaltou o envolvimento da gestão e o engajamento dos profissionais como fator importante no resultado que a cidade vem apresentando. “A ampliação da capacidade de testagem, a forma como vêm trabalhando para ampliar a cobertura vacinal, o que foi posto sobre o impacto das ações desenvolvidas no âmbito assistencial para ter um número menor de óbitos na segunda onda da pandemia são bons indicativos”, destaca Frutuoso.

A reunião também funcionou como um intercâmbio de experiências dentro do território brasileiro com a troca das boas experiências que vêm sendo adotadas em diversas localidades do País. “Essa troca de informações é muito importante, pois estamos vivenciando uma doença que ainda é bastante desconhecida, mas graças aos esforços de toda nossa equipe de saúde, vamos conseguindo vencer as dificuldades, atuando de forma estratégica”, avaliou o prefeito Paulo Roberto.

Dentre as práticas que chamaram atenção ao serem apresentadas pelos gestores da saúde em Vitória, estiveram a criação de uma central de monitoramentos de casos e um projeto de atendimento psicológico destinado às pessoas afetadas pela Covid-19, o Ressignificando Vidas. “Durante a reunião, ouvimos que somos referência para outros municípios. Isso nos deixa ainda mais motivados para realizarmos um trabalho de excelência”, pontuou o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

“A  atuação das equipes da Secretaria de Saúde tem possibilitado à Vitória de Santo Antão mais tranquilidade no combate à Pandemia”, acrescenta o vice-prefeito professor Edmo Neves.

A programação realizada nesta quarta-feira ainda contará com visitas às unidades de saúde e polos de vacinação. Na sexta (02/06), será entregue um relatório de avaliação com as boas práticas e sugestões de melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário