sexta-feira, 29 de maio de 2020

UM LÍDER EM MEIO AS ADVERSIDADES


Na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, tal como em todo o mundo, os efeitos estabelecidos pela disseminação do novo coronavírus foram inevitáveis: a estagnação da economia e a necessidade de reestruturação do sistema de saúde foram e são uma dura realidade. Neste cenário de tantas incertezas, a determinação do prefeito Edson Vieira (PSDB) tem sido fundamental para o enfrentamento da pandemia e consolida a importância do trabalho de um líder em tempos tão turbulentos.

O tucano foi um dos primeiros gestores do Polo de Confecções de Pernambuco a considerar os riscos do coronavírus para a região. As cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, constituem um verdadeiro tripé econômico no Polo e recebem semanalmente, em suas respectivas feiras, milhares de pessoas, instituindo um ambiente extremamente propício para a disseminação do vírus. 

Diante disso, sem perca de tempo, ainda em meados de março, Edson se reuniu com os prefeitos Edilson Tavares (Toritama/MDB), Raquel Lyra (Caruaru/PSDB) e o governador Paulo Câmara (PSB) para tratar sobre a pandemia e a necessária paralisação dos parques de feiras no agreste pernambucano. Uma medida acertada, que garantiu fôlego para que os municípios da região pudessem se estruturar para os efeitos da doença. 

Na Capital da Moda, Edson constituiu um Hospital de Campanha, remodelou e preparou a estrutura de saúde do município para o enfrentamento do COVID-19, garantiu a distribuição de máscaras para a população, reforçou decretos de isolamento e tem promovido diversas ações de assistência social, que visam amenizar os impactos econômicos sofridos, em especial, pelas famílias de baixa renda. 

Tragédias, guerras e doenças de toda sorte já marcaram a história do mundo e servem como importantes exemplos da capacidade de superação da humanidade. Naturalmente, aqueles que atuam em áreas essências, a exemplo da saúde, segurança e assistência social, foram e são fundamentais nesses desafios. Esses verdadeiros soldados, como costuma evidenciar o próprio gestor em suas falas, são dignos de toda homenagem e gratidão.  

Inclusive, o prefeito já havia enfrentado com êxito momentos de adversidades na saúde, a exemplo da crise do zika vírus em 2015. Agora, em seu último ano à frente da Prefeitura Municipal, o mesmo, mais uma vez, não se furtou em ir para a linha de frente, dando provas de sua disposição para o serviço público, sem se abater com as críticas daqueles que tem negado a gravidade da situação e a importância das medidas preventivas.

No campo administrativo, é difícil determinar que os esforços do prefeito Edson Vieira e sua equipe serão suficientes para o enfrentamento de um momento tão atípico, entretanto, é clara a compreensão e justa a necessidade de reconhecer que não só a Capital da Moda, mas toda a região do Polo de Confecções, contam com um verdadeiro líder, que através de tantas ações ao longo dos anos, já comprovou sua capacidade política de navegar em meio as adversidades.  

Enfim, podemos dizer que a trajetória política de Edson Vieira em prol do povo do agreste pernambucano é marcada por muita determinação e coragem, que transmitem a esperança de que seguiremos em frente apesar de tudo, pavimentando conquistas e superações ao longo do caminho. Como disse certa vez o político britânico, Winston Churchill, “Sucesso não é final, fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta” e essa coragem não falta ao líder Edson Vieira.

Por Samuel Genuino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário