terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

CURTINHAS

Emendas – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) protocolou um “pacote”de emendas a três medidas provisórias apresentadas pelo governo federal que tramitam no Congresso Nacional. Dois textos foram editados ainda no governo do ex-presidente Michel Temer, um que trata sobre o saneamento básico e outro que cria o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Do governo Jair Bolsonaro, o parlamentar propõe mudanças na MP 871, que estabelece novas regras na concessão de alguns tipos de benefícios, bem como a revisão daqueles que existe suspeita de irregularidades.

Distanciamento – Partidos da Frente Popular começam a sinalizar para um distanciamento do PSB nas eleições de 2020. O PP do deputado federal Eduardo da Fonte considera a possibilidade de lançar uma candidatura própria na capital pernambucana. Caso se confirme, o PP voltará a disputar a prefeitura do Recife depois de 24 anos. A última vez foi em 1996 quando lançou Pedro Correa na eleição vencida por Roberto Magalhães.

Modernização – Depois da reforma na estrutura física da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizada na gestão Guilherme Uchoa, o presidente Eriberto Medeiros (PP) e o primeiro-secretário Clodoaldo Magalhães (PSB) preparam uma série de medidas que irão melhorar a estrutura da Casa, dentre elas a criação da TV Alepe e a requalificação do Palácio Joaquim Nabuco.

Assuntos Internacionais – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A comissão vai tratar dos contratos entre o estado e empresas ou governos do exterior, além de reforçar a interlocução com consulados e embaixadas. A deputada estadual Fabíola Cabral (PP) foi escolhida para a vice-presidência. Os deputados Adalto Santos (PSB), Joel da Harpa(PP) e Gustavo Gouveia (DEM) formam a Comissão como membros titulares. Os suplentes serão Dulcicleide Amorim (PT), Delegado Erick Lessa (PP), Aglailson Victor(PSB), Clóvis Paiva(PP) e João Paulo Costa(Avante).

Réplica – Em aparte ao líder do governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento, o líder da oposição, deputado Marco Aurélio respondeu às críticas do socialista ao governo Bolsonaro dizendo que dois meses para cobrar do atual governo o que não foi feito em treze anos dos governos do PT é injusto. 

RÁPIDAS

Vice-presidente – O deputado estadual Tony Gel (MDB) foi reconduzido ao cargo de vice-presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), que é considerada a principal e mais importante Comissão da Assembleia Legislativa do Estado.

Perda – O jornalismo brasileiro perdeu uma de suas maiores referências. Ricardo Boechat nos deixou aos 66 anos vítima de um acidente no helicóptero que lhe transportava de Campinas a São Paulo. Boechat construiu uma carreira vitoriosa no jornalismo devido a sua competência, credibilidade e seriedade no trato profissional. É sem dúvidas uma perda irreparável.

Inocente quer saber – Além do PP, quais partidos poderão caminhar fora da Frente Popular em 2020 no Recife?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário