segunda-feira, 16 de julho de 2018

Programa Governo Presente chega aos 7 anos


O Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania completa sete anos nesta semana, desde que foi institucionalizado pela lei nº 14.357, de 14 de julho de 2011.Com o intuito de prevenir a violência e resgatar a cidadania da população mais vulnerável, o programa realizou ao longo dos anos 1,16 milhões de atendimentos atuando no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão do São Francisco).

Desde o início de 2018, o programa ampliou suas estratégias de atuação com os projetos Juventude Presente e Cidadão Conectado, para promover a cidadania e a inclusão social e baseado em demandas dos territórios atendidos. O programa é coordenado pela Executiva de Articulação Social (Seart), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

As inscrições do Juventude Presente estão abertas com 15 mil vagas em capacitação profissional, aos jovens de 15 a 29 anos, com atenção especial para o perfil delimitado no Índice de Vulnerabilidade Juvenil – IVJ e Universos Prioritários, público-alvo do programa GP. A parceria firmada com os franquedos do Grupo Prepara Cursos e da Microlins tem o objetivo principal de promover inclusão social e acesso ao mercado de trabalho, oferecendo ao público-alvo cursos profissionalizantes em diversas áreas.

Para se inscrever basta estar em situação de vulnerabilidade social e residir nos 50 Territórios de atuação das Estações do GP, localizadas em quatro bairros do Recife (Afogados, Cajueiro, Ibura e Santo Amaro), Jaboatão dos Guararapes, Paulista (Maranguape I), Caruaru e Petrolina.

O Cidadão Conectado viabiliza a utilização da internet como ferramenta de desenvolvimento intelectual e lazer. As inscrições podem ser feitas nas Estações de Santo Amaro, no Recife, e em Paulista. Atualmente, dois pontos estão disponíveis com acesso ao wi-fi para pessoas cadastradas: na praça em Maranguape I, na Estação do GP, em Paulista, e na praça em frente à reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro de Santo Amaro, no Recife. O projeto é desenvolvido em conjunto entre a SDSCJ, a Secretaria de Administração (SAD) e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário