quarta-feira, 25 de julho de 2018

Escolas do Piauí recebem antenas do programa Internet para Todos

No estado, 192 cidades foram cadastradas para receber internet em alta velocidade via satélite. 

Ministro participa da instalação de antenas do Internet para Todos em escolas do Piauí. Foto: Ascom/MCTIC

Duas escolas municipais de União, no Piauí, receberam as primeiras das cinco antenas do programa Internet para Todos, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para levar banda larga a locais sem conectividade. No estado do Piauí, são 192 cidades cadastradas. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a expectativa é beneficiar cerca de 53 milhões de brasileiros que hoje não contam com internet em alta velocidade. Ele participou nesta quarta-feira (25) do ato que marcou a primeira conexão de internet na escola Gervasio Costa, no povoado Novo Nilo. Nos próximos dias, será a vez das cidades de Barras, Miguel Alves e Alto Longa, também no Piauí, e de Rorainópolis e Caracaraí, em Roraima.

O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades. A população será atendida com pacotes de internet por hora (uma, três ou seis horas) ou por capacidade (250Mb, 450Mb e 1Gb). Conforme definido pelo programa, os preços serão mais acessíveis do que aqueles atualmente praticados em áreas cobertas por sinais de celular, já que o Internet para Todos integra o Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e está isento de tributos.

A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças ao trabalho de cientistas brasileiros, o que permitiu estender o prazo de operação do SGDC.

As prefeituras se cadastraram e assinaram o termo de adesão que define a infraestrutura básica e as condições para a participação no Internet para Todos. Os municípios indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão as antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, também arcarão com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos vão consumir.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

Para atender toda a demanda gerada pelo Internet para Todos, o MCTIC criou um sistema que gerencia as informações contidas em cada contrato, referente às localidades escolhidas pelas prefeituras. São informações indicando as coordenadas geográficas, dados sobre infraestrutura  disponível e também das pessoas responsáveis por acompanhar a implantação em todo o país. As informações serão consolidadas e encaminhadas para as empresas de telecomunicações credenciadas para atender ao programa.

A Telebras é a primeira empresa de telecomunicações credenciada pelo MCTIC e já está se preparando para cumprir os objetivos do Internet para Todos. Assim que receber as informações consolidadas do MCTIC, a empresa fará uma análise das localidades e iniciará a busca e credenciamento de empreendedores e pequenos empresários que serão os responsáveis por comercializar o serviço de internet em cada localidade.

Uma grande parte da infraestrutura  necessária para atendimento ao Internet para Todos será fornecida  pela empresa parceira da Telebras no Brasil (Viasat), que é uma das maiores operadoras de satélite do mundo. Serão adotados modelos de equipamentos já testados em mercados como o México, caracterizados pela facilidade de operação. O primeiro lote de antenas de recepção via satélite (VSAT´s), antenas de Wifi profissionais, terminais de operação, e demais sistemas já foram fabricados e estão em processo de importação para o Brasil.

Empresas

O MCTIC está credenciando as empresas interessadas em participar do Internet para Todos por meio da Secretaria de Telecomunicações, que receberá um documento com a solicitação. A lista de localidades orientará as empresas para que definam onde desejam prestar o atendimento. Não tem prazo final – em qualquer momento, a empresa pode enviar um ofício para ser incluído no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário