sexta-feira, 22 de junho de 2018

Países da CPLP reafirmam compromisso de fortalecer cooperação científica


Para Gilberto Kassab, CPLP oferece um caminho para fortalecer os laços culturais e históricos também por meio da cooperação científica e tecnológica.  

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta quinta-feira (21), em Brasília, da VIII Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Durante a reunião, representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste assinaram declaração em que reafirmam o compromisso de fortalecer a cooperação em ciência e tecnologia para a promoção do desenvolvimento econômico e social das populações.

“A CPLP nos une e nos dá um caminho para fortalecer nossos laços culturais e históricos também por meio da cooperação científica e tecnológica. Somos vinculados por várias dimensões, os oceanos, a língua, mas, sobretudo, pelo processo de criarmos uma identidade própria para os nossos países”, afirmou Kassab.

A reunião marca o fim da presidência pro temporeexercida pelo Brasil. O cargo agora será assumido por Cabo Verde. “Nesses últimos dois anos de presidência brasileira, avançamos na consolidação do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2014-2020)”, disse o ministro.

“Contribuímos, nesse sentido, para o objetivo central da Comunidade de desenvolver programas de cooperação que tragam benefícios reais para as nossas populações. Ao fazer isso e valendo-se da transversalidade dos temas da ciência, tecnologia e ensino superior, colaboramos igualmente com os outros dois objetivos da organização: fortalecemos nossa concertação política e promovemos a língua portuguesa”, acrescentou.

Repositório Científico da CPLP

A reunião marcou o início das atividades do projeto Repositório Científico da CPLP, que realizou sua primeira oficina nesta terça-feira (19), em Brasília. Sua execução é considerada prioritária no âmbito da cooperação em ciência e tecnologia dos países da CPLP.

Os ministros da CPLP avaliaram que as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação são estratégicas para o alcance dos 17 objetivos e 169 metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – tema da presidência de turno brasileira da CPLP. Reiteraram ainda que os investimentos em ciência, tecnologia e ensino superior são fundamentais para a formação de recursos humanos qualificados que contribuirão para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, o crescimento econômico e o desenvolvimento social com vistas à melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações de seus países. 

Ciência Aberta

Após a reunião, o ministro Gilberto Kassab e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa, Manuel Heitor, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em matéria de Ciência Aberta.

O memorando prevê, entre outros pontos, a consolidação de uma interface digital que represente a rede de repositórios digitais brasileiros e portugueses no Plano da Ciência e da Cultura, extensivo aos países de língua portuguesa, bem como a promoção de atividades de sensibilização, disseminação e formação de investigadores e de pessoal de suporte nas instituições de investigação de ambos os países, promovendo e apoiando a adoção das melhores práticas no domínio da ciência aberta e do acesso aberto aos resultados da investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário