quinta-feira, 21 de junho de 2018

Brasil precisa se preparar para enfrentar as fake news durante as eleições, diz ministro

Em seminário promovido pela Abratel, Gilberto Kassab alertou que problema atinge todos os brasileiros.  

Brasil precisa se preparar para enfrentar as fake news durante as eleições, diz ministro

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que o Brasil precisa se preparar  e criar instrumentos para enfrentar as fake news durante o período eleitoral. Ele participou, nesta quarta-feira (20), do seminário “O Impacto Social, Político e Econômico das Fake News”, promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), em Brasília.

“Hoje, a questão das fake news atinge todos os brasileiros, não só os eleitores. Todos são vítimas de notícias falsas”, afirmou Kassab, acrescentando que o seminário da Abratel é um passo importante na busca de soluções para combater o problema. Para o ministro, a contribuição dos meios de comunicação é fundamental.

Kassab também destacou a atuação do Tribunal  Superior Eleitoral (TSE) para enfrentar os impactos das notícias falsas nas próximas eleições. “Somos solidários e queremos trazer nosso apoio como governo, como partido e como eleitor.”

A Secretaria de Políticas Digitais (Sepod) do MCTIC já sugeriu ao TSE a adoção de algumas medidas que podem contribuir para evitar a disseminação de fake news nas eleições de 2018.

Na abertura do seminário, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, afirmou que o tribunal está municiado para enfrentar as notícias falsas durante o período eleitoral e vai atuar mais preventivamente do que repressivamente. “Contamos com o apoio dos mais importantes segmentos na prevenção e repressão das fake news”, garantiu Fux, ao citar o trabalho colaborativo com órgãos do governo, Polícia Federal, Ministério Público Federal, além de partidos políticos e profissionais de marketing que vão atuar na campanha.

De acordo com o presidente do TSE, as fake news poluem o ambiente democrático e causam um dano irreparável. “Queremos que a sociedade brasileira, nestas eleições, dê uma demonstração de ética, de moralidade e de voto consciente, que se baseia na lisura informacional.”

Imprensa

O presidente Michel Temer reforçou a importância de assegurar a liberdade de informação e de imprensa, como assegura a Constituição Federal.  “O trabalho da imprensa ganha cada vez mais peso diante do desafio das notícias falsas”.

Para Temer, as pessoas ainda recorrem à imprensa escrita, ao rádio e à televisão para conferir a credibilidade dos fatos divulgados pela internet.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, destacou que o papel do jornalismo profissional e comprometido no combate às fake news nunca foi tão necessário, principalmente com a proximidade das eleições. “A melhor forma de combater esse fenômeno é com um jornalismo de credibilidade, sério, responsável e de qualidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário