quinta-feira, 24 de maio de 2018

Câmara faz homenagem póstuma ao deputado Rômulo Gouveia em sessão solene


A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene em homenagem póstuma ao deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) nesta quarta-feira (23). Aos 53 anos, ele sofreu infarto após uma semana internado em razão de uma infecção urinária. Rômulo morreu na madrugada do dia 13 de maio, em Campina Grande (PB).

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou que na breve passagem que Rômulo Gouveia teve na Casa ele conquistou muitos amigos e não há ninguém que não tenha dele uma referência positiva de lealdade e de amizade.

“É uma perda muito grande para todos nós deputados, deputadas, familiares e moradores da nossa Paraíba, mas estou feliz de poder estar aqui comandando uma sessão em homenagem a uma pessoa que certamente era o deputado mais querido desta Casa, que todos gostavam, admiravam e gostavam de estar junto”.

O deputado Domingos Neto (PSD-CE), líder do partido e requerente da sessão, também disse, em nome da bancada do PSD, que Rômulo era um deputado muito querido pela sua gentileza, pelo seu fino trato e pela amizade que conquistou com cada um dos deputados, servidores e também com os paraibanos. “Quando muitos falam que a política precisa de renovação, eu digo que a política precisa de muito outros ‘Rômulos Gouveias’, porque é esse tipo de perfil que ajuda e que pode melhorar o país”, ressaltou.

“Nesse momento difícil que os homens públicos passam, eu entendo que a resposta a essa dificuldade era dada todos os dias pela forma como o Rômulo Gouveia fazia política, como instrumento mais valioso que alguém pode dispor para melhorar a vida das pessoas”, completou o deputado André de Paula (PSD-PE).

Domingos Neto anunciou que a sala de reuniões do PSD, “o ambiente que nos une e nos congrega, de onde partem todas as nossas decisões de bancada”, agora se chama sala Deputado Rômulo Gouveia. “É uma homenagem a ele para que fique marcado para sempre na Câmara dos Deputados, na nossa bancada e nosso partido”, afirmou.

Mesa Diretora

Fábio Ramalho (MDB-MG), que compõe a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados na Primeira Vice-Presidência, lembrou que Rômulo Gouveia desempenhava a função de quarto secretário da Casa, contando com a maior votação já alcançada por um membro da mesa diretora na história do Congresso.

“Era motivo de orgulho e inspiração compartilhar com ele a distribuições da mesa diretora“, afirmou. “Perdemos não só um amigo, perdemos também um homem público brilhante e dedicado às causas nacionais e aos anseios dos cidadãos da Paraíba”, lamentou Ramalho.

O deputado André de Paula foi escolhido por unanimidade para substituir o deputado Rômulo Gouveia na Mesa Diretora. “O partido me honrou com essa missão e eu vou complementar o mandato que essa Casa lhe conferiu nos próximos sete meses”, afirmou.

Biografia

Rômulo Gouveia nasceu em 19 março de 1965 na cidade de Campina Grande. Formou-se em Direito e ingressou na carreira pública em 1992. Foi eleito vereador em Campina Grande, foi deputado estadual, presidente da Câmara Legislativa do estado e deputado federal. Foi vice-governador da Paraíba de 2010 a 2014.

Em 2015, voltou à Câmara dos Deputados. Como político, defendeu os direitos dos paraibanos e trabalhou para levar água e luz ao interior do estado. Projetos de sua autoria defendiam os cidadãos mais pobres, sem acesso à saúde de qualidade e saneamento básico.

Foi casado com Eva Gouveia e teve quatro filhos: Rômulo José de Gouveia Filho e Pablo Ramos Gouveia, que estavam presentes na sessão junto com Eva, e Lucas Gouveia e Robson Gouveia. ('Agência Câmara Notícias')

Nenhum comentário:

Postar um comentário