quarta-feira, 14 de março de 2018

SUPREMO APOSTA QUE DECANO PAUTARÁ SEGUNDA INSTÂNCIA


Entre os ministros do Supremo, a aposta é de que a retomada do debate sobre prisão após condenação em segunda instância virá por meio do decano Celso de Mello; há um acordo tácito entre ministros do Supremo pelo qual, se Celso de Mello levantar o assunto no plenário, ele terá amplo apoio para tocar o debate; o ministro é contra a prisão após condenação em segunda instância; alteração no entendimento do STF pode impedir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

247 - A aposta entre ministros do Supremo é de que a retomada do debate sobre prisão após condenação em segunda instância virá por meio do decano Celso de Mello.

Mesmo os favoráveis à mudança no atual entendimento sobre o tema já sinalizaram que não vão pôr a discussão em mesa, deixando a expectativa sobre o colega, único a ainda não dar seu veredicto. Não há dúvidas na Corte de que, se Celso entender que cabe a ele fazer esse sacrifício pelo tribunal, o fará. Mesmo contrariando a amiga Cármen Lúcia. A defesa de Lula tem esperança de que, rediscutido o tema, ele escape da prisão.

Há um acordo tácito entre ministros do Supremo pelo qual, se Celso de Mello levantar o assunto no plenário, ele terá amplo apoio para tocar o debate. O ministro é contra a prisão após condenação em segunda instância.

Se o Supremo retomar o debate, a discussão pode vir acompanhada de questão sobre quando o réu se torna inelegível. A defesa de Lula pede que seja após trânsito em julgado.

As informações são da Coluna do Estadão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário