terça-feira, 6 de março de 2018

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS VAI TRANSFORMAR, PARA MELHOR, A VIDA NOS MUNICÍPIOS, AFIRMA MINISTRO

Ministro Kassab lembrou que mais de 1.500 municípios brasileiros já aderiram ao Internet para Todos. Foto: Ascom/MCTIC

Cerca de 2 mil prefeitos deverão estar em Brasília no próximo dia 12 para assinar o convênio do programa Internet para Todos. Dentre os municípios estará Rancharia (SP) cujo prefeito Alberto Cesar Centeio de Araújo assinou o termo de inclusão no programa neste sábado (3) em evento que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Mais de 40 prefeitos da região de Presidente Prudente também participaram do encontro. Para Kassab, o Internet para Todos vai transformar, para melhor, a vida dos municípios e da sua população.

Com a garantia de que os moradores de localidades que hoje não são assistidas por conexão de banda larga, mais de 1.500 prefeitos já completaram a adesão de seus municípios ao Internet para Todos. O programa oferecerá internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga a preços reduzidos para a população de milhares de localidades de todo o país.

Segundo o ministro, é um dos maiores programas de inclusão social do governo federal, que deverá beneficiar cerca de 55 milhões de pessoas que hoje não possuem conectividade. “Graças ao satélite SGCD [Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas], que lançamos no ano passado, o MCTIC pode permitir ao Ministério da Defesa aumentar a cobertura de monitoramento das fronteiras brasileiras; ao Ministério da Educação levar internet para todas as escolas públicas do país; e ao Ministério da Saúde dotar os postos de saúde e hospitais de banda larga e melhorar o atendimento dos pacientes”.

O ministro Kassab está percorrendo os estados de Norte a Sul do país para apresentar aos prefeitos a importância e a facilidade de participar do programa. “É muito fácil aderir ao Internet para Todos e, além do mais, não terá qualquer custo para o município. Não tem razão da cidade não participar do programa. Basta o prefeito enviar um e-mail ao Ministério, receber login e senha e depois preencher o formulário. Em menos de meio dia, o município já está inserido”, explicou Kassab.

Para participar do Internet para Todos, o prefeito deve informar as localidades que não possuem conexão em banda larga e definir um local para a instalação das antenas e dos equipamentos. Além disso, caberão ao município a segurança da área e as despesas com energia elétrica que os equipamentos vão consumir. Os municípios podem indicar mais de uma localidade, e todos serão beneficiados pelo programa.

Os dados colhidos neste domingo (4) no sistema de inclusão de cidades no Internet para Todos revelam que 1.557 municípios já completaram suas inscrições e estão aptos a participar do evento de assinatura dos contratos em Brasília no dia 12. Segundo Kassab, serão cerca de 2 mil prefeitos de todos os estados brasileiros que assinarão o acordo com o MCTIC na próxima semana. “A instalação das antenas começará na primeira quinzena de maio e, na nossa previsão, serão instaladas 200 equipamentos por dia”, avaliou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário