quarta-feira, 28 de março de 2018

No Acre, ministro anuncia a chegada do Internet para Todos à fronteira brasileira

Ministro destacou que antenas poderão ser instaladas em todas as cidades acreanas a partir de junho. Foto: Ascom/MCTIC

O programa Internet para Todos chegou à fronteira do Brasil com o Peru. Em Cruzeiro do Sul (AC), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou nesta terça-feira (27) a adesão de todos os 22 municípios do Acre ao programa que vai levar banda larga para localidades sem conectividade, além de beneficiar escolas, hospitais e postos de saúde.

Para Fernando Katukina, da terra indígena Campinas, comunicação em Cruzeiro do Sul depende de tecnologia. “Internet e telefonia são importantes não só para a saúde indígena, mas também para termos acesso à educação e à informação. Comunicação para nós indígenas precisa contar com tecnologia”, disse.

Segundo o ministro Gilberto Kassab, no Acre, as antenas para distribuição do sinal de internet começam a ser instaladas em junho. “Nem todos os estados brasileiros poderão contar com resultados tão expressivos do Internet para Todos quanto o Acre. Só aqui em Cruzeiro do Sul, 39 localidades serão beneficiadas”, afirmou.

Kassab explicou que o programa começou em maio de 2017, com o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos.

A partir daí, foram firmados convênios para a utilização da capacidade do satélite: com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao contrabando e ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em unidades de saúde.

“Já na semana que vem começaremos a implantar banda larga em 28 escolas de Pacaraima, em Roraima, e até o fim do ano serão 7 mil escolas beneficiadas”, informou o ministro, que ressaltou ainda a importância do Internet para Todos para a gestão de hospitais e postos de saúde. “Aqui no Acre, um médico com acesso a banda larga vai poder compartilhar diagnóstico com médico em qualquer outro estado, melhorando a qualidade do atendimento. Além disso, o programa permite a adoção do prontuário eletrônico e a fiscalização da gestão com muito mais eficiência.”

O senador Jorge Viana elogiou o modelo adotado no Internet para Todos, destacando que o SGDC permite a implantação de banda larga em locais desassistidos.

Selo

Durante a cerimônia em Cruzeiro do Sul, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, apresentou o programa de telefonia móvel Correios Celular e, junto com o ministro Gilberto Kassab, fez a obliteração de selo comemorativo de 100 mil chips já comercializados em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário