terça-feira, 13 de março de 2018

CURTINHAS

Decisão – O ministro do TSE Admar Gonzaga decidiu ontem que a reforma do estatuto do MDB não poderia retroagir e consequentemente neutralizou os efeitos do primeiro pedido de dissolução do diretório estadual, o que em tese beneficiaria Jarbas Vasconcelos e Raul Henry, porém reconheceu a legitimidade estatutária do diretório nacional para proferir a dissolução.

Interpretação – A decisão, segundo uma fonte ouvida pelo blog, neutraliza a possibilidade de o primeiro pedido de dissolução seguir adiante, uma vez que ele foi apresentado antes da alteração do estatuto ser homologada, porém o posicionamento do ministro deixa o caminho aberto para o segundo pedido de dissolução, uma vez que a alteração já estava homologada pelo TSE, não havendo, portanto, qualquer dúvida a respeito da competência do órgão para proferir a dissolução, argumento que estava sendo utilizado pelo diretório estadual para procrastinar o feito.

Substituto – Ganha força para substituir Mendonça Filho no ministério da Educação o professor Mozart Neves, que também é pernambucano e foi reitor da UPE e secretário estadual de Educação. Mendonça trabalha para emplacar o substituto no MEC e se for Mozart as chances dele lograr êxito na empreitada são elevadas.

Embaralhando – Durante a sua entrevista ao Roda Vida, o ministro da Educação Mendonça Filho, que deixa a pasta daqui a menos de um mês, afirmou que poderá ser candidato a governador ou a senador em outubro. A afirmação do ministro deixa o jogo da oposição mais embaralhado e corrobora a hipótese de a única candidatura anunciada em Caruaru não ter prosseguimento.

RÁPIDAS

Destino – Na Assembleia Legislativa de Pernambuco não se falava noutra coisa, senão no destino de Junior Uchoa e do presidente Guilherme Uchoa. O que se comenta é que a filiação de ambos ao PSC é prego batido e ponta virada, devendo ser anunciada pelo deputado estadual André Ferreira, presidente da sigla, nos próximos dias.

Diálogo – O deputado federal Wolney Queiroz esteve reunido com o governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas e a conversa entre ambos foi a melhor possível. O PDT, partido de Wolney, comanda a secretaria de Agricultura no governo Paulo Câmara e voltará a integrar oficialmente a Frente Popular, uma vez que em 2014 mesmo Wolney apoiando o governador, o PDT esteve na coligação de Armando Monteiro.

Inocente quer saber – Afinal de contas, a decisão do ministro do TSE Admar Gonzaga beneficia Jarbas Vasconcelos ou Fernando Bezerra Coelho?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário