terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Prefeitos discutem qualificação da gestão municipal

Blog da Folha

Prefeitos de Pernambuco se reúnem, na sede da Associação Municipalista (Amupe), para bem discutir pautas para qualificação da gestão municipal.

Esta é a primeira assembleia extraordinária de 2018 e, entre os temas debatidos, está o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) no valor de R$ 2 bilhões, a parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para capacitação dos servidores municipais.

Outro tema recorrente, a gestão de resíduos sólidos, cuja legislação exige o uso de aterros sanitários, também foi abordado e o presidente da Amupe, prefeito José Patriota (PSB), ressalta o contexto de dificuldade. "Um dos problemas do lixo é que essa gestão é de responsabilidade de vários órgãos e o ônus só cai sobre os municípios. É preciso que haja essa cooperação, tendo em conta que a nossa situação não está fácil", pondera.

Entre prefeitos de cidades maiores, estavam presentes Mário Ricardo (PTB), de Igarassu, Ângelo Ferreira (PSB), de Sertânia, e Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru.

Raquel Lyra comentou sobre o adiamento do auxílio financeiro aos municípios. Segundo a prefeita de Caruaru, a medida faz falta para as cidades. “A gente não tem capacidade de fazer investimento com recurso próprio, então o recurso é muito bem vindo, como é também o FEM, que é um dos assuntos que vão ser tratados aqui. O FEM está preso aqui desde 2014. São R$ 5 milhões para a minha cidade, por exemplo, e todos os municípios estão nessa situação. Então, acocho de um lado, aperto de outro e as promessas se adiando sem ser cumpridas acabam atrapalhando a vida da gente e o nosso planejamento financeiro. Essa é uma agenda para o próximo presidente, que vai ter que ser discutido o equilíbrio para os municípios”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário