quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Professor orienta estudantes surdos, que irão fazer o Enem em Caruaru (PE)


As videoprovas serão aplicadas pela primeira vez no Enem 2017 

Em Caruaru (PE), vários estudantes surdos irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai contar com dois métodos para os deficientes auditivos. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) serão disponibilizados intérpretes e vídeos tradutores, e quem escolhe o método utilizado é o aluno. A aplicação das provas será realizada em domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. 

O professor e intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, orienta aos participantes para ficarem ligados ao enunciado das questões e as alternativas de respostas que serão apresentados em libras, por meio de vídeos gravados em DVD. 

No Brasil, são 1.116 candidatos com algum tipo de deficiência, incluindo a surdez, que vão fazer o ENEM este ano. Segundo o MEC, no dia do exame, cada participante receberá um notebook para fazer as provas. 

O candidato também receberá o caderno de questões, a folha de redação e o cartão-resposta, no qual deverá marcar as respostas. Ele pode escolher qual área do conhecimento fazer primeiro e assistir aos vídeos na ordem que preferir. 

“Para a comunidade surda é uma grande oportunidade de ingressar na Faculdade ou na Universidade por meio da nota do Enem. Além disso, o Exame mostra a busca de inclusão social dessas pessoas e o direito de todos à educação”, finaliza Álvaro. 

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de verão de Brasília (DF) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário