quarta-feira, 18 de outubro de 2017

CURTINHAS

Fundef – O procurador geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Cristiano Pimentel, esteve na AMUPE, nesta terça-feira (17), dando palestra sobre “precatórios do Fundef”. A verba, ganha pelos municípios em ações judiciais protocoladas na década passada, está colocando em conflito prefeitos e sindicatos de professores, que divergem sobre como gastar a verba. A fala do procurador se deu a convite da União de Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME-PE), associação que reúne todos os secretários municipais de educação do Estado.

Proupe – O governador Paulo Câmara sancionará, nesta quarta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, a Lei que requalifica o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). O intuito é aperfeiçoar as competências técnicas e profissionais, de nível superior, nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C). O Proupe concede bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior em autarquias municipais sem fins lucrativos. A medida busca iniciar uma nova etapa do programa, com foco no reforço da formação qualificada de recursos humanos e no desenvolvimento de novos talentos em áreas de importância estratégica para as economias criativa e digital.

Sem chance – O primeiro-secretário da Alepe deputado Diogo Moraes negou veementemente a hipótese de Fernando Aragão, que é seu tio e disputou a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em 2016 se filiar ao PSB. Diogo comanda o partido e disse que as portas do PSB em Santa Cruz estão completamente fechadas para o seu tio.

Coincidência – O deputado federal Mansueto de Lavor, que era um padre, se elegeu senador em 1986 na chapa de Miguel Arraes numa eleição que tinham duas vagas em disputa. 32 anos depois, um candidato do segmento religioso poderá ser candidato em 2018, que é o deputado estadual André Ferreira. Novamente duas vagas estarão em disputa no ano que vem. Naquela ocasião, Mansueto foi o mais votado, se elegendo junto com Antônio Farias e desbancando Roberto Magalhães, então favorito nas pesquisas.

RÁPIDAS

Intervenção – Nos bastidores da Alepe já se fala na possibilidade de uma intervenção estadual em São Lourenço da Mata onde seria afastado do cargo o prefeito interino Gabriel Neto, que substituiu Bruno Pereira. Caso se concretize a intervenção no município, o governador Paulo Câmara ficará responsável pela nomeação de um gestor, tal como fez em Gravatá.

Vice – O nome do prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral tem sido constantemente lembrado para ser candidato a vice-governador em 2018, tanto na chapa de Paulo Câmara quanto na da oposição. Lula governa o Cabo pela terceira vez e faz uma gestão extremamente aprovada pelos cabenses, cacifando-o para voos maiores.

Inocente quer saber – Teremos novidades da Lava-Jato em Pernambuco nos próximos dias?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário