terça-feira, 6 de junho de 2017

Priscila Krause apresenta a “Expedição Capibaribe”

Deputada estadual percorre curso do rio, desde sua nascente, em Poção, até o Recife

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), para relatar o que viu na “Expedição Capibaribe”, documentário narrado por ela própria, gravado em maio, no curso do Rio Capibaribe (desde sua nascente, em Poção, até o Recife).

Ao falar sobre o projeto, composto de dez episódios, que estão sendo veiculados no Facebook e no Youtube diariamente desde quinta-feira (1º), Priscila lembrou que o cuidado com os rios é fundamental para evitar tragédias como as enchentes ocorridas no Rio Una, no final do mês passado, na Mata Sul.

“A ideia era fazer uma viagem da nascente à foz do Capibaribe, devidamente documentada com a tecnologia disponível, que pudesse gravar a realidade nua e crua como uma consciência crítica permanente, como um grito de socorro. O documentário é mais que uma obrigação parlamentar, é um chamamento a todos nós pernambucanos, indistintamente, para que cuidemos dos nossos patrimônios naturais”, explicou Priscila.

Nos três primeiros episódios, já exibidos, a Expedição apresenta a realidade do Rio em Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Em Poção, a nascente do Capibaribe está localizada em meio a pequenas propriedades rurais que, sem água por conta da seca, instalaram uma bomba para se abastecer direto dali.

No segundo episódio, em Jataúba, a realidade é muito diferente de um leito normal de rio: intermitente, o Rio segue seu caminho embaixo do chão, no subterrâneo. Na região, também sem chuva constante, a exploração da areia lavada do leito seco para a construção civil é um problema que chama atenção de especialistas e pode trazer danos irreversíveis.

Já no Polo de Confecções, uma das regiões mais prósperas do interior pernambucano, o dilema é entre o desenvolvimento proveniente das lavanderias de jeans e a saúde do Rio.

Nos episódios restantes, a deputada gravou em Surubim, Salgadinho, Passira, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e Recife. (BLOG DA FOLHA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário