domingo, 11 de junho de 2017

Hemope dá início à campanha “São João Solidário”


Pedro Augusto

Com o objetivo de aumentar o seu estoque para suprir as demandas por sangue durante o período junino, o Hemope Caruaru deu início, na manhã da última segunda-feira (5), à campanha São João Solidário. Prevista para ser estendida até o próximo dia 30, a medida está tentando chamar a atenção da população para a importância de se fazer doações não só no intervalo citado, mas também nos demais meses do ano.

De acordo com a captadora do Hemope, Ana Maria Menezes, atualmente a unidade vem coletando, em média, os sangues de 60 doadores por dia. Com a intensificação da campanha, que também já está sendo divulgada em outros municípios do Estado, a meta é chegar a 100 doadores por dia. Hoje, a unidade local atende as necessidades sanguíneas de hospitais e demais hemocentros de 32 cidades da região Agreste.

Segundo ainda Ana Maria é justamente na época dos festejos juninos que todos os tipos de sangue são bastante demandados. “Tradicionalmente, neste intervalo de São João, acabam ocorrendo vários acidentes, sejam de trânsito ou provocados por fogos de artifício. Sendo assim, existe a necessidade de um volume maior de doações para todos os grupos sanguíneos. Atualmente, por exemplo, estamos com baixos estoques de sangues A+ e A-. Mas isso não quer dizer que também não estamos precisando de sangues B, AB e O, sejam positivos ou negativos. É importante que as pessoas se conscientizem de que doar sangue é salvar vidas. Para se ter ideia, cada doação pode garantir a sobrevivência de até três pessoas”, ressaltou.

Na entrevista concedida na manhã da última quarta-feira (7), na sede do Hemope Caruaru, no Bairro Maurício de Nassau, a captadora da unidade ainda relembrou os critérios para se fazer a doação de sangue. “Fazemos a coleta de homens e mulheres com idade entre os 16 e 69 anos – se for menor é imprescindível que ele esteja acompanhado do responsável -, é necessário ainda que o doador esteja gozando de boa saúde e possua acima de 50 quilos. Em paralelo, ele não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta, bem como é obrigado estar alimentado evitando alimentos gordurosos. Não estar fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico e não estar grávida – neste último caso para as mulheres – também estão entre os critérios para ser um doador”, acrescentou Ana Maria.

Quem se encaixou em todos esses critérios foi Fabrício Gustavo. Em sua segunda doação no Hemope Caruaru, ele destacou a rapidez no processo de coleta. “Não leva mais de uma hora e contamos com toda a infraestrutura necessária. Deixo aqui o meu apelo a todas essas pessoas que também se encaixam nos perfis procurados pelo Hemope para que realizem as suas doações, haja vista que outras milhares delas irão precisar bastante de sangue, principalmente neste período de São João. É um ato de solidariedade que pode salvar várias vidas”.

Além de Fabrício, Adriana Jaci também utilizou a manhã da última quarta para fortalecer os estoques de sangue da unidade local. “Quando chegamos aqui é que vemos a importância de se fazer a doação. Milhares de pessoas dependem desses estoques para sobreviver e hoje estou aqui para fazer a minha parte”, comentou.

O Hemope Caruaru funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h até o meio-dia e das 13h30 até as 17h. Sua sede fica localizada na Avenida Oswaldo Cruz, s/nº, no Bairro Maurício de Nassau.

Excedentes

Dentre as entidades que já fizeram a sua parte e estiveram contribuindo para com o fortalecimento da campanha São João Solidário, destaque para a Excedentes da Polícia Militar de Pernambuco. Engajada nas doações de sangue não só em Caruaru, mas nas unidades do Hemope de Petrolina e do Recife, a Excedentes também tem colocado em prática, desde a sua fundação, várias outras ações em prol da sociedade pernambucana. “Além de contribuir para com o bom andamento da nossa população, essas medidas ainda estão tendo o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado para que sejamos convocados para assumir os nossos postos como policiais militares. Fomos aprovados no concurso de 2016 e queremos assumir os nossos cargos”, disse o representante da entidade na região, José Sena Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário