terça-feira, 13 de junho de 2017

FBC comemora milho mais barato para produtores


Os altos preços da saca de milho, principal componente para a ração animal, estavam inviabilizando a produção para milhares de agricultores do Nordeste brasileiro. Para a região, os últimos seis anos foram de seca e baixa produtividade e os criadores atravessavam um momento de dificuldades para manter suas propriedades ativas. Após muitos diálogos com o setor, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) levou ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em fevereiro deste ano, um pedido para que o milho fosse subsidiado pelo Governo Federal. No dia 10 de abril o Diário Oficial da União publicou a portaria, assinada pelo presidente Michel Temer, autorizando o benefício e, hoje, o primeiro carregamento com o milho mais barato chegou a Petrolina.

A convite do ministério da Agricultura, o senador Fernando Bezerra Coelho acompanhou a chegada dos grãos à cidade ao lado do prefeito Miguel Coelho e do ministro interino Eumar Novacki. Foram entregues 2,3 mil toneladas, que estão armazenadas no porto municipal.

O senador antecipou que até dezembro 8 mil toneladas devem chegar a Petrolina, para abastecer todo o Sertão. Ao todo o Governo Federal está subsidiando 250 mil toneladas do produto, sendo 200 mil para o Nordeste e 50 mil para o Centro-Oeste. Com o subsídio, o preço da saca de 60 kg cai de aproximadamente R$ 70 para R$ 35, uma redução de 50%, em média. “Estamos muito felizes neste dia de hoje. Com o milho mais barato os agricultores vão poder voltar a produzir, gerando mais empregos e renda para a região. É disto que estamos precisando, trabalho e capacidade de articulação para ajudar a resolver os problemas”, afirmou o senador Fernando Bezerra.

Ele também destacou o papel do governo do Estado, que está resolvendo toda a logística da operação. "Esta ação está somando esforços do Governo Federal, do Governo do Estado e também da prefeitura, que está alugando o galpão e irá levar o milho até a zona rural, para que os pequenos produtores também tenham acesso", disse Miguel Coelho. 

O ministro interino destacou o empenho de Fernando Bezerra para que os produtores pudessem ter acesso ao milho mais barato para a chamada “venda direta em balcão”. “A determinação do senador foi fundamental para que pudéssemos subsidiar o produto. Ele conversou com o ministro Blairo Maggi e mostrou a importância deste incentivo para que os agricultores da região tivessem a oportunidade de continuar trabalhando”, declarou o ministro interino – o titular da pasta está em missão oficial na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário