quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Retomada da Transnordestina leva Paulo Câmara a Brasília

O governador Paulo Câmara participou em Brasília, nesta quarta-feira (8), de uma reunião no Palácio do Planalto sobre a possibilidade de retomada das obras da Ferrovia Transnordestina.

Estavam na reunião o presidente Michel Temer, os ministros Eliseu Padinha (Casa Civil) e Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação), os governadores Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará) e representantes da empresa que toca a obra.

“Demos um passo importante a partir do momento em que todas as partes sentaram à mesa para iniciar um processo de busca de alternativas e de destravamento dos gargalos de uma obra que é fundamental e estruturante para três Estados do Nordeste”, disse o governador de Pernambuco.

Ficou acertado no encontro que uma das primeiras ações do grupo será procurar o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir o cumprimento de todas as etapas necessárias à retomada da obras.

“Vamos todos ao TCU dar os esclarecimentos necessários, solicitar que haja uma priorização nessa análise e, ao mesmo tempo, viabilizar o que for necessário no aspecto estrutural, no âmbito dos governos dos estados e buscar, tanto com a União quanto com o parceiro privado, que não haja mais nenhum tipo de entrave nem de falta de recursos financeiros para que essa obra seja concluída”, disse Paulo Câmara.

Segundo ele, já há garantia de liberação de R$ 300 milhões por parte do FINOR (Fundo de Investimentos do Nordeste) de mais R$ 130 milhões do OGU para a conclusão da Ferrovia.

Além disso, acrescentou, há um acordo entre o parceiro privado e o governo federal para que, em todo o andamento da obra, seja disponibilizado 50% de parte de cada item deste. Isto dá a engenharia financeira necessária à finalização da obra”, garantiu.

A Transnordestina liga Eliseu Martins (PI) até o Porto de Suape, passando pelo Porto de Pecem (CE).

Assim que a reunião foi encerrada, a assessoria do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) divulgou o seguinte comunicado:

I- Lideranças nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), entre elas o senador Fernando Bezerra Coelho (PE), líder da legenda no Senado, foram recebidas nesta quarta-feira (8) pelo presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

II- O encontro, articulado por Fernando Bezerra, reforçou o apoio do partido às diretrizes do governo, especialmente, na área econômica.

III- “Viemos manifestar ao presidente Temer a colaboração do PSB com a intensa agenda de trabalho no Legislativo e no Executivo. Estamos comprometidos com a prioridade do povo brasileiro: a Agenda do Emprego”, destacou o senador, ao final da audiência.

IV- “No Legislativo, o partido vai contribuir também com as reformas que o país precisa para recuperar os 12 milhões de postos de trabalho perdidos, colocar a economia nos trilhos e retomar o crescimento”, completou Bezerra Coelho.

Além do senador, participaram da audiência com Michel Temer a deputada Tereza Cristina (MS), nova líder do partido na Câmara federal; Carlos Siqueira, presidente nacional da legenda; Márcio França (SP), vice-governador de São Paulo e os governadores Paulo Câmara (PE) e Rodrigo Rollemberg (DF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário