quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

SINDSEMPPE realiza eleições paralelas para Procurador Geral de Justiça

Ação teve o objetivo de ampliar o debate sobre a democratização do Ministério Público. Resultado foi encaminhado ao Governador do Estado.

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco – SINDSEMPPE realizou, pela terceira vez em sua história, eleições paralelas para Procuradoria Geral de Justiça, numa ação de iniciativa da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais – FENAMP em vários estados. A votação ocorreu ontem (03) por meio de um link enviado por e-mail a todos os servidores do MPPE.

Com 141 votos, os servidores escolheram os candidatos Charles Hamilton dos Santos Lima, Carlos Augusto Arruda Guerra de Holanda e José Elias Dubard de Moura Rocha, os três primeiros colocados na eleição, para concorrer ao cargo de Procurador Geral. O resultado do pleito paralelo foi encaminhado ao Governador do Estado para conhecimento dos anseios da categoria dos servidores.

A ação teve o objetivo de ampliar o debate sobre a democratização do Ministério Público, tema que vem sendo pautado durante todo o ano, por meio de mobilizações nas últimas quartas-feiras de cada mês. Esse debate, objeto da PEC 147/2015, tem sido abordado, principalmente, por meio do direito a voto para os servidores efetivos poderem participar do processo de escolha do PGJ.

Outras duas eleições paralelas para a PGJ foram realizadas pela entidade: em 2002 e 2010, neste, com realização de debate entre os candidatos. “Entendemos que, enquanto não tivermos direito ao voto, continuaremos sendo considerados, por grande parte da Instituição, como cidadãos de segunda classe”, afirma o Presidente do Sindsemppe, Fernando Ribamar.

Em tempo, as eleições oficiais para Procurador Geral de Justiça também foram realizadas ontem. Os membros indicaram os candidatos José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, Francisco Dirceu Barros e Charles Hamilton dos Santos Lima para assumir o cargo. Com os resultados em mãos, o governador Paulo Câmara deve escolher e anunciar o eleito até amanhã (5). O profissional nomeado exercerá a função pelos próximos dois anos (2017 – 2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário