terça-feira, 4 de outubro de 2016

GERALDO E JOÃO PAULO BUSCAM ALIANÇAS PARA SEGUNDO TURNO


Disputa pelo segundo turno da capital pernambucana será uma das mais acirradas das últimas eleições. ; enquanto o atual prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), não saiu vitorioso por pouco menos de 1% dos votos válidos – ele obteve 49,34% da preferência do eleitorado – , mas conta com um amplo leque de alianças, o ex-prefeito João Paulo (PT), que obteve 23,76% dos votos, deverá se tornar a prioridade número um do partido no Brasil, já que o Recife é a única capital onde a legenda possui chances de eleger um prefeito

Pernambuco 247 - A disputa pelo segundo turno da capital pernambucana será uma das mais acirradas das últimas eleições. O atual prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), não saiu vitorioso por pouco menos de 1% dos votos válidos – ele obteve 49,34% da preferência do eleitorado – , mas conta com um amplo leque de alianças, o ex-prefeito João Paulo (PT), que obteve 23,76% dos votos, deverá se troiara prioridade número um do partido no Brasil., já que o Recife é a única capital onde a legenda possui chances de eleger um prefeito.

Geraldo conta a seu favor com o chamado "voto antipetista", que pode dar ao socialista votos do terceiro e quarto colocados – Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM), que tiveram 18,59% e 5,43% dos votos válidos, respectivamente. Apesar de Daniele Priscila terem se apresentado como críticos ferrenhos da gestão do socialista, o apoio deles ainda é incerto, já que no plano nacional PSDB e DEM são adversários ferrenhos do PT, o que pode dificultar uma aliança com João Paulo .

Indagado sobre o assunto, Geraldo disse apenas "estar aberto para receber o apoio de todos que não votaram, na gente no primeiro turno, mas querem votar no segundo". Já o PT promete se mobilizar em torno da candidatura de João Paulo. Uma das ideias é convidar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar de atos de campanha do correligionário.

João Paulo também disse que estar disposto ao diálogo para ampliar o leque de alianças. "Na medida do possível e que haja espaço vamos conversar com os mais diversos setores. Vamos avaliar. Estamos interessados nos votos de quem votou em Priscila Krause (DEM), Daniel Coelho (PSDB) , Edilson Silva (PSOL), Carlos Augusto Costa (PV) e Pantaleão (PCO).

Logo após sair o resultado das urnas, João Paulo recebeu um apoio de certa forma inesperado. Um dos principais aliados de Daniel Coelho, o ex-diretor de juventude do PSDB e um dos coordenadores da campanha tucana, Piero Sial, foi até o comitê de João Paulo para declarar apoio a candidatura do petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário