quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Curtinhas do Edmar

Prejuízo – A campanha do PSB não sabe mais o que fazer com os números de João Paulo, que tem se mostrado osso duro de roer nas pesquisas internas. João Paulo ficou blindado de toda a crise que assolou o PT no país. É como se ele fosse um oásis do PT no Brasil e tirar a prefeitura do Recife dele não tem sido tarefa fácil para o PSB, que esperava um cenário menos difícil do que tem encontrado.

Suplentes – Na coligação do PDT/PTB/PT existe a possibilidade de vitórias de Silvio Costa Filho e Pedro Serafim Neto para o posto de vice-prefeito em Recife e Ipojuca, respectivamente, e de Manoel Botafogo para o posto de prefeito de Carpina. Com isso ascenderiam aos mandatos de deputado estadual Paulinho Tomé (PT), Sérgio Leite (PT) e Osmar Ricardo (PT), caso Sergio Leite se eleja prefeito de Paulista, assume Washington Cadete (PTB), que disputa a prefeitura de São Bento do Una, e sé também for eleito assume Zaqueu (PDT).

Insatisfação – Candidatos a vereador de Jaboatão dos Guararapes que apoiam a candidatura de Heraldo Selva a prefeito têm se queixado do tratamento dado pela campanha do PSB a eles. Há quem aponte que os candidatos mais alinhados a Conceição Nascimento, vice de Heraldo, têm recebido melhor tratamento. Essa postura tem irritado alguns candidatos que ameaçam migrar para outros projetos na cidade.

Polêmica – Após a crítica que Geraldo Julio fez ao Uber, a internet tem sido palco de vários videos satirizando o prefeito. Como a publicação é anônima ninguém sabe de onde surge e o desgaste para o prefeito tem sido brutal, ao menos nas redes sociais. Resta saber o impacto disso nas pesquisas e principalmente nas urnas.

RÁPIDAS

Ataque – Caso João Paulo não caia nas pesquisas até a próxima semana, há quem diga que a campanha de Geraldo Julio irá “arriar o meião” em cima de João Paulo, relembrando os casos embaraçosos do petista como Finatec, Pedras Portuguesas e Qualix, calcanhares de Aquiles do ex-gestor.

Alternativa – Caso não se eleja vereadora do Recife no próximo dia 2, Terezinha Nunes (PSDB) tem grandes chances de voltar ao mandato de deputada estadual em janeiro na condição de suplente. Ela ficaria nesta situação por pelo menos um ano e dois meses.

Inocente quer saber – O Datafolha apontará ampliação da vantagem de João Paulo sobre Geraldo Julio?

Por Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra e comentarista do Cidade em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário