domingo, 4 de outubro de 2015

População dá seu recado nas ruas em grande protesto contra a violência


Neste sábado (03), Santa Cruz do Capibaribe deu seu recado a classe política local e estadual, mostrando que quer dar um basta a insegurança e a sensação de impunidade. O recado foi dado através da grande caminhada Unidos pela Paz, que percorreu ruas e avenidas de diversos bairros do município.

A concentração do grande evento, que reuniu mais de cinco mil pessoas, aconteceu na Avenida 29 de Dezembro, onde, em um palco, foram exibidos diversos vídeos e depoimentos que mostraram o porquê do município estar entre os mais violentos do interior do estado.


Santa Cruz do Capibaribe, quanto ao número de homicídios (30 praticados em 2015), perde apenas para os municípios de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, mas praticamente está em pé de igualdade, respeitando as proporções de habitantes de cada uma dessas cidades, quando o assunto são os crimes de roubo e furto, em especial a residências e também a veículos.


A caminhada Unidos pela Paz também recebeu diversos tipos de apoio, seja através da classe empresarial (que confeccionou milhares de camisas alusivas ao evento), da sociedade civil, das igrejas, da imprensa e também do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), este último que desabafou quanto a péssima estrutura de trabalho presente nas delegacias.


Durante o trajeto, a população que participou também foi animada ao som de bandas e fanfarras, como também da música da campanha e também da música “Vem pra rua!”, que fez história durante os recentes protestos em todo o país.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando a população, já na etapa final da caminhada, passou pelo Monumento Bíblico. Lá estavam afixadas 30 cruzes de madeira, que simbolizavam cada uma das pessoas que morreram ao longo do ano.


Também foram recolhidos milhares de assinaturas, que serão o alicerce conjunto de uma pauta de reivindicações da população local como o aumento no número de policiais, mais estrutura de trabalho nas delegacias, mais viaturas e mais políticas públicas de combate à criminalidade.

A pauta, de acordo com os organizadores, deve ser entregue pessoalmente ao governador Paulo Câmara (PSB) e, de acordo com as entidades, a movimentação não para por aí e outras manifestações devem ser realizadas em breve caso nenhuma medida seja tomada para o enfrentamento a violência. (Do Blog do Ney Lima).



Nenhum comentário:

Postar um comentário