terça-feira, 13 de outubro de 2015

CURTAS

Risco – O Palácio do Planalto começou a se dar conta no final de semana de que o risco do impeachment da presidente Dilma Rousseff entrar na pauta da Câmara dos Deputados é alto e por isso está trabalhando com todos os cenários, dentre eles o pior, que é o de Eduardo Cunha acatar o pedido esta semana.

Nas mãos – A presidente Dilma Rousseff, em conversas com aliados mais próximos, parece estar serena e tranquila, ciente do problema que se meteu. Mas uma coisa que Dilma não cansa de repetir é de que ficou nas mãos do presidente da Câmara Eduardo Cunha. É uma espécie de se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Impeachment – A consultoria política Arko Advice elevou para 50% o risco de impeachment da presidente Dilma Rousseff após a abertura de processo no TSE para investigar as contas de campanha de Dilma em 2014 e da rejeição das contas do governo pelo TCU por unanimidade semana passada. O índice era de 45% antes dos acontecimentos que colocaram Dilma no olho do furacão.

Abertura – Ainda de acordo com a Arko Advice, existem entre 240 e 290 deputados a favor do impeachment de Dilma, esse número é suficiente para acatar a admissibilidade, porém ainda é pouco para efetivar a abertura do processo. São necessários 342 votos dentre os 513 deputados federais para que o processo seja aberto.

RÁPIDAS

Imóveis – Os imóveis de um quarto, que no período do boom econômico de Suape, eram bastante procurados no Recife, perderam o interesse por parte dos investidores em 2015. Eles já caíram cerca de 10% no seu valor real e tendem a cair muito mais nos próximos meses.

Nilton Mota – O secretário de Agricultura de Pernambuco e deputado estadual licenciado Nilton Mota (PSB) estava muito interessado em ser candidato a prefeito de Surubim nas eleições do ano que vem, mas as pesquisas mostraram que sua candidatura é difícil de ser viabilizada eleitoralmente e o secretário começa a preferir continuar comandando a Agricultura do estado do que entrar numa bola dividida.

Inocente quer saber – A vereadora Marilia Arraes desistiu de sair do PSB?

Por Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário